Pavimentação na BR-163 muda realidade da região
Segundo o deputado, a pavimentação da rodovia até o porto de Santarém está contemplada no Programa de Aceleração do Crescimento, lançado pelo governo federal no mês passado. O asfalto do trecho de 51 quilômetros entre Peixoto de Azevedo (MT) e a divisa com o Pará já está licitado e as obras devem começar nas próximas semanas. Mas a ação do governo federal não pára por aí.
Em 2004, foi lançado o Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável para a Área de Influência da BR-163, que englobou 22 ministérios e ouviu todos os segmentos da sociedade. O resultado é a criação do primeiro Distrito de Desenvolvimento Sustentável, que visa combinar a preservação ambiental e a exploração econômica racional dos recursos naturais.
A criação do distrito vai beneficiar a população com o ordenamento
territorial e fundiário, a multiplicação, por quatro, da produção madeireira sustentável da região, a destinação de 1,43 milhão de hectares para a atividade agropecuária no Pará, a concessão de mais de 100 mil bolsas-família, atendendo a 70% das famílias pobres da região, a ligação de milhares de residências à rede de energia elétrica através do programa "Luz para Todos", investimentos de R$ 40 milhões na recuperação e manutenção das BR-163 e 230 (a Transamazônica) e das estradas vicinais e a melhoria dos terminais portuários locais.
"São obras de infra-estrutura e obras sociais que devem mudar completamente a vida dos moradores da região", avalia o deputado. Ele lembra que a BR-163 corta 14,5% do território nacional e pelo menos 2 milhões de pessoas vivem em torno da rodovia e dependem dela para produzir e se locomover.
Na avaliação do parlamentar, a implantação do primeiro Distrito de
Desenvolvimento Sustentável vai representar um exemplo para o mundo de que é possível explorar racionalmente o meio ambiente, garantindo uma vida melhor para os moradores e para as gerações futuras.
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