Deficiência Física é tema de formação na rede municipal de ensino
Nove módulos fazem parte do curso sobre saberes e práticas da inclusão, que teve inicio o ano passado e termina este ano. Cerca de 80 professores da Rede Municipal de Ensino estão participando e vivenciando diversas situações que as pessoas com deficiência lidam em seu dia a dia, adquirindo desta forma, novos conhecimentos sobre essas situações. Essa semana encerrou o oitavo módulo – “desenvolvendo competências para o atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos com deficiência física/ neuro – motora”, que teve como ministrante o professor Valdiney Pereira de Souza e o apoio da equipe da educação especial da Secretaria Municipal de Educação.
“Este módulo é significativo para o processo de formação continuada dos professores da Rede Municipal de Ensino e para o atendimento das necessidades educacionais especiais de alunos com deficiências físicas, sejam elas de origem neurológica ou não, dando ênfase no processo de ensino – aprendizagem”, argumenta Vanuza Santana Pereira, Coordenadora do Núcleo de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação.
De acordo com Vanuza, o último módulo não tem data definida para começar, mas ela adianta que vai abordar o desenvolvimento de competências para o atendimento às necessidades educacionais de alunos cegos e de baixa visão.
O Secretario Municipal de Educação, Javert Melo Vieira, acredita que este momento é muito importante para reflexões sobre práticas educativas, no sentido de que a escola deve ser para todos. “Toda escola deve atender aos princípios constitucionais, não podendo excluir nenhuma pessoa em razão de sua origem, raça, cor, sexo, idade ou deficiência”.
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