Violência cai 38% em fevereiro; março ainda sem homicídio
Aliás, desde à última quarta-feira (28), que a DHPP não registra um crime de assassinato na Grande Cuiabá e na Baixada Cuiabana. A queda da violência de 41 homicídios registrados em janeiro para 26 e fevereiro tem um nome: forte esquema de segurança.
Desde o dia 12 janeiro, quando aquela altura a Polícia j´´a havia registrado 25 assassinatos, a Polícia Militar reforçou o esquema de segurança 24 horas nas ruas e avenidas, segurando a estatística, que segundo os entendidos em segurança, poderia ser bem maior em janeiro.
“Não temos dúvidas que o esquema de segurança da Polícia Militar implantado após o dia 15 der janeiro ajudou a segurar a violência. O primeiro mês do ano foi violento, mas poderia ser mais ainda. Os efeitos do forte aparato policial nas trouxe para baixo as mortes por homicídio em fevereiro, mesmo com o carnaval, e podem trazer ainda para mais baixo em março”, comentou um investigador da Polícia Civil que pediu para não ser identificado.
Questionado pela reportagem do Site 24 Horas News sobre a queda surpreendente da violência, tanto nos crimes de homicídio, como nos de roubos e furtos, que também diminuíram em mais de 30% nos últimos 30 dias, o coronel Adaildon Evaristo de Moraes Costa, comandante geral da PM tentou evitar falar sobre o assunto,m mas acabou deslizando.
Segundo o comandante, a Polícia Militar só tem que fazer o seu papel, que é estar presente nas ruas, dia e noite faça chuva ou faça sol. Embora os números sejam evidentes, segundo Adaildon, ainda é muito cedo para se falar sobre queda de violência. “Vamos trabalhar primeiro, para falarmos depois”, concluiu.
Comentários