Polícia Federal e IBAMA iniciam Operação Ananias
Além das prisões, estão sendo cumpridas buscas em 44 endereços ligados ao esquema. Os madados de prisão atingem seis servidores do Ibama, três da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente do Pará e três da Secretaria da Fazenda do estado. As ações da PF ocorrem nas cidades de Altamira, Santarém, Uruará, Belém, Itaituba, Placas e Porto de Moz, todas no Pará.
As buscas e prisões foram concedidas pelos juízes Antonio Carlos de Almeida Campelo e Herculano Martins Nacif, da Vara Única da Justiça Federal de Altamira. Para cumprir a missão o comando da Operação Ananias foi montado em Altamira e conta com cerca de 150 policiais federais lotados no Pará, Ceará, Maranhão e Piauí. O Ibama participa com três especialistas, além do apoio operacional com veículos e um helicóptero.
O nome da operação, Ananias, é uma referência ao personagem bíblico do livro do Atos dos Apóstolos que juntamente com a esposa Safira teria omitido ao Apóstolo Pedro o real valor do dinheiro arrecadado com a venda de um terreno. Ainda de acordo com a Bíblia, como punição pela mentira Ananias e Safira teriam morrido fulminados.
Comentários