Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 02 de Março de 2007 às 08:54

    Imprimir


Economia reaquecida e com perspectivas de expansão. Os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) apontam uma nova fase para os setores produtivos do Estado.

O Caged registrou em janeiro 6.620 novos postos de trabalho em Mato Grosso. É o melhor resultado em relação ao mesmo período nos últimos quatro anos. Um saldo animador para a economia do estado. Três setores tiveram papéis fundamentais para o aquecimento da economia. O setor de serviços, com 486 empregos, indústria de transformação, com 1597 novas vagas, e o principal motivador, o da agropecuária, com 4205 vagas de trabalho.

O que contribui muito para esses números são as usinas de álcool, que em um ano contrataram cerca de 15 mil trabalhadores para o plantio de cana de açúcar. E este mês as ofertas devem aumentar mais ainda. Uma empresa voltada para a produção de biodiesel promete oferecer 2.700 vagas de trabalho. A indústria fica em Barra do Garças, sudoeste de Mato Grosso. Outra do mesmo segmento deve iniciar as atividades na região sul ainda este ano. A previsão é de mais fortalecimento para o campo e comércio também.

"Pelas boas oportunidades que tem no Estado para crescimento, ele começa a atrair capitais, tanto internos quanto externos. E esses capitais que estão vindo vão modernizar a economia de Mato Grosso e vão acelerar a industrialização", disse o economista Vivaldo Lopes.

Mas segundo Amado Oliveira, consultor da Famato, o Estado precisa se preparar para esse aumento do número de empregos. "Mato Grosso, dentro dos próximos cinco, seis anos, vai oferecer tanto aumento de oferta de emprego, de mão de obra com menor qualificação, como também empregos com mão-de-obra tecnificadas. Mas é importante que não só a mão-de-obra quanto as próprias instituições de ensino se atente a isso e prepare desde já essa mão-de-obra para quando tiver essa oferta, nós tenhamos as pessoas que moram aqui, os mato-grossenses, ocupando esses postos".





Fonte: TV Centro América

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/239140/visualizar/