Brasil prepara missão para manufaturados na China
O plano foi anunciado nesta quinta-feira pelo secretário de comércio exterior do Ministério do Desenvolvimento, Armando Meziat. As primeiras reuniões entre o governo e setor privado devem acontecer já na segunda quinzena de março.
A intenção do governo é aumentar a oferta de produtos manufaturados e acabar com a dependência do minério de ferro e soja na pauta exportadora brasileira à China. Meziat diz que o trabalho vai começar com a escolha de setores que são competitivos e ainda não vendem ao gigante asiático. "O Brasil tem produtos competitivos inclusive na comparação com os chineses. O que ocorreu é que as empresas brasileiras chegaram um pouco atrasadas naquele mercado", disse. "Vamos atacar de outro lado. Sair da defesa e ir ao ataque", resumiu o secretário de comércio exterior. Após as conversas com o setor privado, o governo pretende organizar outra missão com empresários brasileiros na China.
A intenção é estabelecer contatos com companhias chinesas que poderiam importar os produtos fabricados no Brasil. A última missão empresarial brasileira naquele país ocorreu em 2005.
Comentários