Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 01 de Março de 2007 às 09:14

    Imprimir


O MT-Hemocentro, órgão da Secretaria de Estado de Saúde (Ses), promove hoje e amanhã um curso de capacitação voltado para os trinta técnicos responsáveis pelas hemorredes em Mato Grosso, divididas em Unidades de Coleta e Transfusão (UCTs) e as Agências Transfusionais (ATs). O curso é parte da aplicação da política estadual nas áreas de hemoterapia e hematologia, de acordo com a política nacional, buscando alcançar e cumprir as metas de interiorização das ações e descentralização dos serviços de gestão da rede hemoterápica, bem como a prestação de serviços de excelência. “Nesses encontros buscamos promover a elevação do conhecimento na área, a integração com os municípios para cada vez mais melhorar a qualidade dos serviços e alcançar a excelência no atendimento prestado ao usuário do Sistema Único de Saúde”, disse a diretora geral do MT-Hemocentro, Eliana Rabane. O curso será realizado no auditório do MT-Hemocentro, rua Treze de Junho, número 1055, bairro do Porto, em Cuiabá, das 8h às 18h.

Com uma extensa programação, que engloba uma metodologia de palestras e discussões em grupo, o curso abordará a questão do Ciclo do Sangue, ou seja, os participantes irão discutir e trocar experiências desde a fase da doação do sangue até chegar ao beneficiário final que é o receptor, ou seja, a fase da transfusão do sangue.

De acordo com a coordenadora de cursos e treinamentos do MT-Hemocentro, Gislene Cristina Gaíva Côrrea, a idéia principal dessa capacitação é sensibilizar os profissionais para a importância do monitoramento e da necessidade da realização dos testes pré-transfusionais. “Iremos demonstrar todas as normas, técnicas e conceitos corretos para podermos dar um direcionamento hábil para esses profissionais poderem desempenhar um bom atendimento prezando sempre a qualidade do sangue doado. Com os conhecimentos técnicos, acordados com as normas e legislação e conhecimentos práticos os profissionais estarão aptos a enfrentar problemas e apresentar soluções”, completou a coordenadora.

HEMORREDE - A hemorrede, coordenada pelo MT-Hemocentro é formada pelas unidades de coleta e transfusão e as agências transfusionais. Mato Grosso já conta com 57 unidades descentralizadas garantindo sangue e hemoderivados para 100% das transfusões efetuadas no interior do Estado.

As Unidades de Coleta e Transfusão estão localizadas nos municípios de Água Boa, Alta Floresta, Barra do Bugres, Cáceres, Colíder, Comodoro, Jaciara, Juara, Juína, Mirassol D’Oeste, Porto Alegre do Norte, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sinop, Sorriso, Tangará da Serra e em Cuiabá no Hospital e Pronto Socorro Municipal.

Já as agências transfusionais se encontram nos municípios de Alto Araguaia, Aripuanã, Brasnorte, Campo Novo dos Parecis, Campo Verde, Canarana, Chapada dos Guimarães, Confresa, Diamantino, Guarantã do Norte, Marcelândia, Nobres, Nortelândia, Nova Brasilândia, Nova Mutum, Nova Xavantina, Paranatinga, Peixoto de Azevedo, Poconé, Pontes e Lacerda, Poxoréo, Rosário Oeste, São Félix do Araguaia, São José dos Quatro Marcos, Terra Nova do Norte, Vila Rica, Várzea Grande e, na capital, no Hospital Universitário Julio Muller.





Fonte: Diário da Serra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/239369/visualizar/