Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 01 de Abril de 2013 às 17:16
Por: Luy de Araújo

    Imprimir


Luy de Araújo
A Igreja Católica de Nortelândia realizou uma grande programação para comemorar a Semana Santa na Paróquia Sant’ana, que teve início com a Missa de Ramos no último domingo (24) e encerrou com o tríduo pascal, entre quinta-feira (28) a domingo (31) com a Missa do domingo de Páscoa. Segundo estimativa, cerca de 2.500 fiéis participaram destas celebrações.
 
 
 
 
Quinta-feira Santa (Missa do Lava Pés)

 
 
 
Na celebração da Missa do Lava pés, na noite da quinta-feira santa (29), às 19:30hs, foi aberto o Tríduo Pascal, que é o conjunto dos três dias santos celebrados pelos católicos antes do domingo de Páscoa.
 
 
 
 
O pároco Melquior Casali, explicou que esta ocasião relembra um dos episódios da vida de Jesus Cristo que, segundo os textos bíblicos, ocorreu um dia antes da crucificação, na última ceia. “É nesta ceia que Ele instituiu a Eucaristia e tem o gesto maravilhoso e belo que lembramos nesta missa, que é o de lavar os pés dos apóstolos, mostrando de que Ele, mestre e senhor, se inclina em sinal de humildade e serviço”, disse.
 
 
 
 
Para fazer a representação, alguns jovens foram escolhidos em virtude da Campanha da Fraternidade de 2013, com o intuito de reforçar a fé dos jovens cristãos. Dentre eles, estava o jovem Anderson Souza, coordenador do grupo JUNAC que comentou sobre a emoção de participar do momento. “É uma emoção muito grande ter participado desta celebração e encenação, podendo ajudar a levar essa mensagem a outros jovens cristãos de nossa comunidade, ainda mais que estamos próximos a Jornada Mundial da Juventude em nosso país” relatou.                                                                                                                                                                                                          
                        
 
 
 
Após a celebração, foi realizada uma pequena procissão, onde fiéis de várias Pastorais e Movimentos ficaram em vigília ao Santíssimo, relembrando os sofrimentos começados por Jesus nesta noite. Foram retirados todos os enfeites, toalhas, flores, velas, tudo para simbolizar que Jesus foi preso e consciente do que iria acontecer, cobrindo ainda todas as imagens existentes no templo, pois a Igreja entra em luto pela véspera da morte.

 
 
 
Sexta-feira Santa (Celebração da Paixão do Senhor)


 
Na sexta-feira santa (29), às 18hs, foi celebrada a solene ação litúrgica, paixão e adoração da cruz. Padre Melquior explica que a atividade possui momentos semelhantes ao de uma missa, mas é diferente. “É uma celebração da palavra, com a liturgia e a comunhão, mas não há consagração. Por isso, não é considerada missa” frisou o padre.

 
 
Durante a procissão, foi realizada a via sacra, sendo encenada pelos jovens dos grupos AURORA, JASC e JUNAC, marcando os momentos que antecederam a crucificação de Jesus Cristo, emocionando as centenas de fiéis que estavam presentes.

 
 
A fiel Rosenil de Araújo, emocionada, falou que a ação solene é a principal atividade da Quaresma. “É a celebração mais importante para nós católicos”, disse. Ela afirma que se sente mais feliz depois da solenidade. “A ação renova as minhas forças, me sinto mais cheia de vida.”

 
 
A jovem Kaylaine Zarail, do grupo JASC, disse que durante a procissão foram lembradas as dores do jovem, onde Jesus também sofre junto com nós todos os dias. "A Campanha da Fraternidade vislumbra o aspecto prático dos problemas da sociedade e percebemos que os jovens necessitam de atenção especial” destaca. 
 
 
 
 
Sábado Santo (Vigília do Senhor)


 
 
Às 20hs do sábado (30), foi realizada a Vigília Pascal, que é considerada a mãe de todas as vigílias. A liturgia da missa lembrou quatro grandes momentos: A benção do fogo que ilumina a escuridão e proclama que a ressurreição de Jesus acende luz nas trevas humanas; As leituras bíblicas proclamaram as maravilhas que Deus realiza em nosso favor; A cerimônia batismal que celebra a vida nova que brota do Cristo ressuscitado e A conclusão eucarística que faz a memória da Páscoa de Nosso Senhor Jesus Cristo.

 
 
Houve também a bênção da água e o rito da renovação das promessas batismais renovando o sacramento do batismo, além de ter sido realizado o batismo da criança Kaito, filho do casal Raillenny Salvalaggio e Wagner Brandão, celebrando a vida nova em Cristo Jesus.

 
 
Padre Melquior falou que esta noite marca a celebração da vitória da vida, da vida em abundância, que vem da vitória de Cristo sobre o pecado. “A comunidade reunida aguarda na escuridão do recinto sagrado a entrada festiva do Círio da Pascoal. A luz de Cristo, com cantos de aleluia, é aclamada com alegria, sinal de vida e esperança para a humanidade” disse o padre.

 
 
Domingo de Páscoa (Dia da ressurreição)
 
 
 
 
O Domingo de Páscoa foi festejado com muita alegria pelos fiéis, que relembrando o sentido cristão da data, a ressurreição de Cristo e escutaram a leitura do evangelho da religião, como é tradição em todo o mundo. É o dia santo mais importante da religião cristã e significa a passagem da "morte para a vida", das "trevas para a luz". Para a comunidade católica, a celebração marcou o encerramento da Semana Santa.

 
 
Muitos fiéis, entre os que ficaram na porta e os que conseguiram se acomodar assistiram a celebração que durou uma hora. O famoso Paz de Cristo, em que há apertos de mãos com a pessoa ao lado, passou a ser Cristo ressuscitou, uma Feliz Páscoa. Além disso, velas, cânticos e vestimentas dos celebrantes estavam mudadas para a comemoração de Cristo vivo.

 
 
O pároco Melquior, disse que essa é uma das mais importantes para a comunidade católica e representa renovação de fé e promessas. “Hoje é um dia de festa em que celebramos a ressurreição de Cristo. É como se fosse uma continuidade da Vigília Pascal, que aconteceu no Sábado de Aleluia”, frisou.

 
 
A fiel Valdete Salvalaggio, participante do Movimento Lareira, cita segundo ela, que a celebração representa o fortalecimento da fé. “É uma tradição de família vir à Missa de Páscoa. Ela celebra a alegria de Cristo estar vivo e renova a esperança dos fiéis”, disse.

 
 
 
A professora Genir Kestring coloca que a missa do domingo de Páscoa é uma das principais celebrações da igreja. “Ela significa que a cada dia devemos renascer novamente para a fé, para a espiritualidade e para as nossas famílias e amigos. É a ressurreição da nossa fé”, finalizou.








































 





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/23942/visualizar/