Forças da ONU tomam maior favela da capital do Haiti
Os soldados, apoiados por veículos blindados, cercaram um quarteirão chamado de Bois Neuf, que funcionava como base de quadrilhas armadas, responsabilizadas por uma onda de seqüestros e assassinatos em toda a capital haitiana. Sete suspeitos de pertencer às gangues foram detidos, mas seu líder, conhecido como Belony, conseguiu escapar.
De acordo com a emissora radio Metropole, vários gângster de Cité Soleil, incluindo Belony, se refugiaram em uma área rural ao noroeste da cidade de Gonaives.
Bois Neuf era a última área dominada por gangues em Cité Soleil que ainda não tinha sido ocupada pelas forças da ONU, conhecidas por seu acrônimo francês MINUSTAH. "Em termos de território, 100% de Cité Soleil estão agora controlados pela MINUSTAH e com o apoio do governo haitiano", disse o coronel brasileiro Magno Barroso, comandante das forças de paz no Haiti.
Entretanto, a porta-voz da ONU, Sophie Boutaud de la Combe, apresentou uma figura mais conservadora sobre a conquista de hoje. Segundo ela, os soldados de paz apenas "estabeleceram uma presença em locais que eram controlados pelas gangues", mas não assumiram o controle total da favela.
Comentários