Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 28 de Fevereiro de 2007 às 22:37

    Imprimir


Capacetes-azuis da ONU e policiais haitianos ocuparam hoje o último reduto de gangues na maior favela de Porto Príncipe, dando à força internacional autoridade total sobre a área pela primeira vez. Nenhum tiro foi disparado durante a operação, realizada em Cité Soleil.

Os soldados, apoiados por veículos blindados, cercaram um quarteirão chamado de Bois Neuf, que funcionava como base de quadrilhas armadas, responsabilizadas por uma onda de seqüestros e assassinatos em toda a capital haitiana. Sete suspeitos de pertencer às gangues foram detidos, mas seu líder, conhecido como Belony, conseguiu escapar.

De acordo com a emissora radio Metropole, vários gângster de Cité Soleil, incluindo Belony, se refugiaram em uma área rural ao noroeste da cidade de Gonaives.

Bois Neuf era a última área dominada por gangues em Cité Soleil que ainda não tinha sido ocupada pelas forças da ONU, conhecidas por seu acrônimo francês MINUSTAH. "Em termos de território, 100% de Cité Soleil estão agora controlados pela MINUSTAH e com o apoio do governo haitiano", disse o coronel brasileiro Magno Barroso, comandante das forças de paz no Haiti.

Entretanto, a porta-voz da ONU, Sophie Boutaud de la Combe, apresentou uma figura mais conservadora sobre a conquista de hoje. Segundo ela, os soldados de paz apenas "estabeleceram uma presença em locais que eram controlados pelas gangues", mas não assumiram o controle total da favela.





Fonte: AE/AP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/239428/visualizar/