PT oficializa apoio a tucano para Legislativo de SP
O líder da bancada petista na Casa, Ênio Tatto, destacou que o apoio a um candidato da oposição tem como base o princípio da proporcionalidade, já que o PSDB elegeu a maior bancada da Assembléia, com 24 deputados. O PT elegeu 20 parlamentares.
Além disso, ele cita que os tucanos aceitaram os termos propostos pelo PT para a presidência da nova legislatura, que ficará no posto pelos próximos dois anos. Dentre esses pontos, os petistas incluíram a autonomia da Casa com relação ao governo do Estado, levando em conta que o novo governador, José Serra, é do mesmo partido de Vaz de Lima.
Agora, os partidos irão discutir como vai ficar a composição da mesa diretora e das comissões da Casa. Pelo acordo firmado, essas composições também deverão respeitar o princípio da proporcionalidade. Questionados se o apoio oficializado se deve a um eventual acordo da ala do PSDB comandada pelos governadores José Serra e Aécio Neves em prol da candidatura do atual presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia (PT-SDP), os deputados estaduais tucanos e petistas desconversam e insistem que o acordo firmado em São Paulo tem como ponto principal o respeito à proporcionalidade.
Comentários