Unemat e Uems realizam mestrado pioneiro em Avaliação Ambiental
O curso terá estrutura multidisciplinar e profissional, modalidade que enfatiza estudos e técnicas diretamente voltadas ao desempenho de um alto nível de qualificação. A meta é atender, prioritariamente, servidores em atuação em órgãos de governos municipal, estadual e federal. Entretanto, será aberto a toda comunidade. “As duas universidades se unem em prol da educação, para responder a políticas públicas de formar pessoas, na capacitação continuada”, explica a Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Unemat, Carolina Joana da Silva.
A ênfase do mestrado “Avaliação Ambiental Estratégica” será em planejamento e território, na Bacia do Alto Paraguai, que compreende o Pantanal. “É uma experiência piloto. Essa estrutura poderá ser ampliada para a região amazônica, por exemplo”, explica Carolina Joana.
Para desenvolver esse projeto pioneiro, 14 profissionais atuarão diretamente na execução. Destes, seis são docentes da Unemat, dos campi de Cáceres, Pontes e Lacerda e Alta Floresta. Outros seis são da UEMS e, ainda, dois serão convidados. Na parceira firmada, a UEMS entra como proponente e a Unemat participa como associada.
A proposta do mestrado será apresentada à Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior -órgão responsável pelo reconhecimento e avaliação de cursos de pós-graduação stricto sensu) até o final de março. A meta é que as duas primeiras turmas iniciem as atividades no início do próximo ano.
Parceria que rende frutos - O termo de cooperação técnico-científica assinado entre Unemat e UEMS é fruto de uma parceria já firmada entre as universidades, com as secretarias de Estado de Meio Ambiente (Sema) e Ministério do Meio Ambiente (MMA), por meio do Programa Pantanal. A cooperação já possibilitou a oferta de especialização em “Avaliação Ambiental Estratégica”.
Com sede na UEMS, o curso de especialização atende 25 acadêmicos, todos servidores públicos em atuação em diferentes esferas do governo. Dentre eles, ministérios e secretarias de Estado de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A especialização busca qualificar e integrar os profissionais para ações de planejamento, proteção, conservação e políticas que visem o desenvolvimento regional e proteção ambiental na região do Pantanal.
Comentários