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Polícia Brasil
Quarta - 28 de Fevereiro de 2007 às 11:19

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Com o objetivo principal de divulgar em Mato Grosso a eficácia dos medicamentos genéricos, o Fundo Estadual de Defesa do Consumidor (Fundecon) em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) lançaram, na tarde desta terça-feira (27.02), o Projeto Anvisa. A solenidade de lançamento do projeto aconteceu no auditório da Superintendência de Defesa do Consumidor (Procon-MT).

Durante a abertura, o Superintendente do Procon-MT, Angelo Boreggio Neto, registrou sua satisfação em receber os representantes da Anvisa no lançamento de um projeto tão importante para os consumidores mato-grossenses de medicamentos. Em sua fala, a Superintendente Adjunta de Projetos Estratégicos da Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), Vanessa Rosin, se colocou a disposição para ajudar na execução dos trabalhos.

Dando continuidade a programação, o Secretário Executivo da Câmara de Regulação de Mercado de Medicamentos (CMED/ Anvisa), Luís Milton Veloso Costa, apresentou a estrutura da CMED na Anvisa, reforçando a necessidade da regulação do mercado de medicamentos em todo o país. O Gerente de Monitoramento de Mercado da Anvisa, Bruno César de Almeida Abreu, completou, em seguida, explicando a dificuldade do consumidor em reagir aos preços impostos pelas indústrias de medicamentos e que esta regulação depende de uma decisão política.

“Além de não prever quando ficará doente, o consumidor precisa adquirir um remédio específico, prescrito pelo seu médico, que por sua vez indica aquele que ele mais confia – geralmente os que lideram o mercado”, informou Bruno Abreu.

Já a Superintendente Adjunta do Procon-MT, Cristiane Vaz dos Santos, apresentou as ações pontuais do Projeto Anvisa no Estado. De acordo com o calendário, em um ano de atividades, todas as farmácias e drogarias de Cuiabá e Várzea Grande serão mapeadas e 79 palestras serão ministradas em 22 municípios de Mato Grosso, atingindo um público de 15.900 pessoas.

Serão confeccionados, ainda, seis banners e cartazes, duas faixas, 10 mil imãs e adesivos, além de uniformes para os fiscias e bonés e camisetas de brindes para os alunos que assistirão às palestras. O Procon-MT e Anvisa trabalham em conjunto na publicação de cartilhas, folders e demais materiais educativos para ampliar o número de consumidores orientados quanto aos direitos do consumidor e do uso correto dos medicamentos.

Por fim, os dados coletados serão documentados em um banco de dados, mapeando e catalogando o fornecimento de medicamentos genéricos em Mato Grosso. Relatórios sobre a disponibilidade desses medicamentos e as práticas de vendas adotadas pelas farmácias e drogarias também serão produzidos.

“Além de combater o falso discurso de que os genéricos não são tão eficazes quanto os medicamentos de marca, esperamos com essas palestras e fiscalizações oferecer um mercado mais seguro aos consumidores”, concluiu Cristiane dos Santos.

Estiveram presentes na solenidade os membros do Conselho Estadual de Defesa do Consumidor (Condecon), os Coordenadores dos Procon´s Municipais de Nobres, Campo Novo dos Parecis, Cáceres, Várzea Grande, Rondonópolis, Guarantã do Norte, Sinop e Primavera do Leste, e demais entidades convidadas (OAB-MT, Vigilância Sanitária Municipal e Estadual, Conselho dos Idosos, Conselhos Regionais, Sindicatos e Departamento das Faculdades de Enfermagem, Farmácia e Medicina.





Fonte: Secom-PMC

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