Sargentos serão formados pela Unemat e pelo Ceprotec
Firmado na última segunda-feira o acordo prevê um investimento de R$ 890 mil feitos pela Secitec que serão aplicados na contratação de professores e em material para o curso, como apostilas. À Unemat caberá a contratação dos professores da área civil, além de ceder o espaço do campus de Cáceres para a realização do curso naquela cidade.
O Ceprotec colocará as unidades de Tangará da Serra, Rondonópolis e Barra do Garças, além de fornecer suporte de equipamentos e laboratórios, segundo o presidente do órgão, Luiz Fernando Caldart.
Para o secretário de Justiça e Segurança Pública, Carlos Brito, o convênio demonstra a preocupação do Governo em melhorar a qualidade dos profissionais militares, além de ser esta a primeira ação efetiva do trabalho em conjunto dos órgãos estaduais. “O Estado está buscando ofertar à sociedade um profissional com mais qualidade e a determinação é de continuar efetivando ações transversais, que possibilitem aos órgãos do Governo trabalhar e atuar em conjunto”, afirmou Brito, acrescentando ainda que a Sejusp aguarda um parecer da Procuradoria Geral do Estado sobre os processos dos militares que tiveram as matrículas de ingresso ao curso indeferidas, para então definir o número de policiais que farão o curso.
Brito falou ainda da compra de fardamento que a Sejusp fará para soldados e praças. A secretaria aguarda a abertura do Orçamento 2007 para iniciar o processo licitatório.
De acordo com o comandante-geral da PM, coronel Adaildon de Moraes Costa, o curso será distribuído no Interior nos pólos regionais, além da Capital, de forma que os participantes possam permanecer perto da família, sem precisar se deslocar para Cuiabá. “Essa parceria é um passo extremamente importante para a qualificação desses militares que farão o curso e representa ainda o início da construção de um novo papel para a Polícia Militar”, enfatizou o comandante. Ainda conforme o coronel, à PM caberá a seleção dos oficiais que atuarão como professores do curso, além da participação no processo de escolha dos professores civis.
Comentários