Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 28 de Fevereiro de 2007 às 09:41

    Imprimir


Terreno desocupado, mato alto e lixo. Provavelmente, o leitor já deve ter identificado mais de um local que acolhe esse trio de fatores no centro da cidade, como também nos bairros. Associados às altas temperaturas características dessa época do ano, são um prato cheio para a proliferação de animais como cobras, insetos e roedores, além do mosquito da dengue. Os proprietários de terrenos baldios em situação de abandono em Tangará da Serra terão 3 dias para realizar a limpeza.

O secretário Municipal de Infra-estrutura, Paulo Porfírio, determinou ontem a notificação de todos os donos de áreas com matagais e outras sujeiras, concedendo o prazo de três dias para a regularização. Caso não ocorra alguma medida, a Prefeitura irá providenciar a execução do serviço, e o valor da despesa será lançado em dívida ativa dos responsáveis. Ele informa que no caso da Sinfra utilizar a pá carregadeira e um caminhão será cobrado em torno de R$ 160 por hora de trabalho. “Os proprietários dos terrenos baldios que estão tomados pelo mato não receberão nenhuma notificação nas suas residências, o prazo é válido a partir da publicação do jornal Diário da Serra”, declara Porfírio, informando que a determinação será públicada ainda esta semana.

Ele afirma que, dessa maneira, pretende melhorar o visual da cidade e acabar com os problemas decorrentes da falta de cuidado com os terrenos baldios, especialmente a proliferação de insetos, animais peçonhentos e o mosquito da dengue. “A Secretária de Saúde como também os agentes de saúde ambientais estão preocupados com a proliferação do mosquito da dengue, por isso estamos adotando esta medida enérgica, na busca por resultados concretos”, diz o secretário, frisando que a determinação está amparada na Lei Municipal.

Porfírio ressalta que a queixa comum em todos os casos é de que os terrenos acabam se tornando ponto de proliferação de insetos e até mesmo animais como ratos, aranhas e cobras. “Com o calor o aparecimento de mosquitos também aumenta e a vizinhança começa a nos contatar para pedir providências”, explica.

Segundo ele, a determinação no primeiro momento é válida para o centro da cidade. “A nossa expectativa é que até o mês de maio todos os 40 lotes localizados no centro estejam todos limpos. Logo em seguida começaremos o trabalho nos bairros”, salienta.

COMO DENUNCIAR - Casos em que terrenos baldios estejam causando problemas aos moradores de áreas vizinhas podem ser comunicados a Sinfra. O telefone de contato é 3326- 3748.

PREFEITURA - A propósito da responsabilidade sobre a limpeza de terrenos, ao contrário do que muita gente pensa, a Prefeitura não realiza esse tipo de serviço em áreas particulares. De acordo com o secretário, muitos atribuem essa função ao município, o que não é verdade. “A secretaria só faz a limpeza se é um terreno de propriedade do próprio município. A Prefeitura somente notifica os donos, por intermédio da Secretaria de Planejamento”, informou o chefe da pasta.





Fonte: Diário da Serra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/239581/visualizar/