Deputado Ságuas quer identificação de circuitos turísticos
Atento a esse crescimento, o deputado Ságuas Moraes (PT) apresentou uma indicação ao Poder Executivo e ao secretário de Estado de Desenvolvimento do Turismo, Pedro Nadaf, propondo o programa de Implantação e Identificação de Circuitos Turísticos no Estado.
Segundo dados do Sindicato dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de Mato Grosso (SHBRS/MT), o Estado é um dos que mais movimentou o turismo no Brasil em 2006. “Esse setor favorece as ações políticas de âmbito regional. È importante para Mato Grosso formar um circuito turístico, com intuito de promover o desenvolvimento do setor; a busca de meios para capacitação profissional; a permanência do turista na região; a preservação e o resgate dos patrimônios culturais e naturais e a melhoria da qualidade de vida dos municípios, além de uma melhora no atendimento ao turista”, observou Ságuas.
A proposta aponta que o circuito turístico será formado pelo conjunto de municípios de uma mesma região, com afinidades culturais, sociais e econômicas e que se unam para organizar e desenvolver a atividade turística de forma sustentável, por meio da integração contínua dos municípios, consolidando uma identidade regional.
Ságuas acrescentou que as principais metas do circuito de turismo são identificar os municípios que tenham afinidade turística ou que se complementem turisticamente e que estejam num raio aproximado de 100 km.
Outras ações realizadas nos circuitos turísticos serão as sinalizações rodoviárias que identifiquem as rotas turísticas, a exemplo de Minas Gerais; a Estrada Real, Águas da estrada real, onde estão sinalizadas todas as rotas turísticas.
O petista disse ainda, que em Mato Grosso, pode-se sinalizar como exemplo as Estradas das Águas Termais (Jaciara até a Serra de São Vicente), Circuito do Pantanal Mato-grossense, Circuito Histórico da Baixada Cuiabana, Circuito das águas da Chapada dos Guimarães, Circuito das Grutas e Cavernas de Nobres, Circuitos das Praias do Araguaia, Circuito da Amazônia Mato-grossense, Circuito das rotas fluviais rios Cuiabá, Paraguai, Juruena, Arinos, Teles Pires.
Comentários