Defensoria de MT realiza 1º Encontro de Defensores Públicos
Seguindo esse raciocínio, será inaugurado no início de março o núcleo da Defensoria na Assembléia Legislativa. Por meio dele, a instituição vai disponibilizar um defensor para atender a população no prédio da Assembléia, no Espaço Cidadania. O defensor atenderá todos os dias pela manhã, além do funcionamento normal dos centros de atendimento que já existem no Estado. Para Karol, é importante que a Defensoria amplie seu atendimento e divulgue cada vez mais que o cidadão carente tem seus direitos garantidos por meio dos serviços prestados pela instituição, que são gratuitos.
Karol assumiu a Defensoria no dia 2 de janeiro deste ano para um mandato de dois anos. A instituição tem um quadro de 74 profissionais, sendo 20 procuradores e 54 defensores. Está presente em 25, das 80 comarcas instaladas no Estado. O orçamento previsto para este ano é de R$ 25 milhões. São R$ 9 milhões a mais que o ano passado, mas ainda não é suficiente para que a Defensoria preste assistência em todo Mato Grosso. Uma das propostas da defensora-geral é lutar por um orçamento maior. O governador Blairo Maggi já reconheceu as necessidades e a importância do trabalho prestado pela Defensoria e garantiu que no próximo ano dará mais atenção à instituição, em termos de recursos.
Já para este ano está prevista a contratação de 35 novos defensores que serão aprovados em concurso público. O concurso está na segunda fase e tem 180 concorrentes. A previsão de posse dos aprovados é até o mês de maio.
Comentários