Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 23 de Fevereiro de 2007 às 10:41

    Imprimir


A segunda etapa da fiscalização de vans escolares deste ano inicia nesta sexta-feira (23.22), a partir das 18h, nas linhas que fazem o transporte para o Centro Universitário Várzea-grandense (Univag). Visando garantir a qualidade e segurança no transporte oferecido aos alunos, a Superintendência de Trânsito e Transportes Urbanos de Várzea Grande (STU), notificará os veículos que ainda não passaram pela vistoria exigida pela Prefeitura.

A ação cumpre determinação do Código de Trânsito Brasileiro – CTB, prevista no Artigo 136 que obriga o poder público municipal e empresas que fazem o transporte de escolares a efetuarem vistoria nos veículos, para verificação da existência e conservação dos equipamentos obrigatórios e de segurança.

“Optamos por promover duas etapas de vistoria para que a comunidade tenha a oportunidade de conhecer a frota de veículos que efetua o transporte e acompanhar os procedimentos que são realizados no sentido de garantir a qualidade do serviço”, informou o superintendente de Trânsito e Transportes de Várzea Grande, Tarciso Bassan.

Após a notificação os proprietários das vans terão até o dia 16 de março para regularizarem o coletivo e receberem o adesivo de “VISTORIADO 2007” pela STU/VG. “A lei é clara e diz que os veículos especialmente destinados à condução coletiva de escolares somente poderão circular nas vias com autorização emitida pelo órgão ou entidade executivo de trânsito, no nosso caso a STU”, esclareceu Bassan.

Os itens exigidos em lei são: o registro como veículo de passageiros; a inspeção para verificação dos equipamentos obrigatórios e de segurança; a pintura de faixa horizontal na cor amarela, com quarenta centímetros de largura, à meia altura, em toda a extensão das partes laterais e traseira da carroceria, com o dístico ESCOLAR, em preto, sendo que, em caso de veículo de carroceria pintada na cor amarela, as cores aqui indicadas devem ser invertidas; IV - equipamento registrador instantâneo inalterável de velocidade e tempo; lanternas de luz branca, fosca ou amarela dispostas nas extremidades da parte superior dianteira e lanternas de luz vermelha dispostas na extremidade superior da parte traseira; cintos de segurança em número igual à lotação; além de outros requisitos e equipamentos obrigatórios estabelecidos pelo Contran.

Para esclarecer qualquer dúvida ou regularizar a situação veicular os proprietários ou motoristas dos veículos devem procurar a STU, na avenida Gonçalo Botelho de Campos, nº 255, bairro Cristo Rei, na sede da Administração Regional. Informações pelo telefone 3688-3155.

I ETAPA - O período para inspeção em vans escolares pelos dígitos finais das placas encerrou na segunda semana de fevereiro. Vinte e quatro dos 55 veículos em atividade no município passaram pela inspeção e receberam o adesivo “VISTORIADO 2007”. Já se sabe que outras seis vans tiveram o alvará pago e ainda precisam passar pela inspeção veicular.

ATRASADOS – A STU/VG alerta aos proprietários de vans escolares que quando há a interrupção na prestação do serviço é necessário dar baixa da atividade junto à Prefeitura, pois a cada ano é cobrado um novo alvará. Nos registros da STU constam cadastrados de 129 carros que trabalham com o transporte escolar, mas de acordo com a fiscalização realizada o ano passado apenas 55 estão ativos. Após a segunda etapa dos trabalhos de fiscalização das vans a STU/VG apresentará o cadastro 2007.





Fonte: Secom/VG

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/240410/visualizar/