Campeã mundial de natação é suspensa por doping
O Comitê Executivo da Federação Internacional de Natação (Fina) suspendeu Ivanenko provisoriamente do dia 15 de fevereiro até a análise da prova B e um provável julgamento no Comitê de Doping da Fina. Diuréticos podem ser usados para mascarar o uso de esteróides.
A russa conquistou o título dos 800 metros do Mundial de Shanghai de piscinas curtas no ano passado com o tempo de 8min11s99.
O Comitê de Doping da Fina também anulou a suspensão imposta ao cubano Jose Antonio Guerra Oliva, permitindo que volte a participar de competições internacionais.
A decisão foi tomada porque a análise da prova B foi realizada pelas mesmas pessoas que participaram da análise da prova A. "Essa foi uma violação das regras internacionais para laboratórios, do tipo que é séria o suficiente para inocentar um atleta em qualquer julgamento", informou o comitê.
Guerra havia sido preventivamente suspenso no dia 22 de setembro ao testar positivo para epitestosterona. Ele foi o segundo colocado em uma prova de plataforma em julho de 2005, conquistando para Cuba sua primeira medalha em um campeonato mundial de esportes aquáticos em todos os tempos.
Comentários