Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 22 de Fevereiro de 2007 às 16:43

    Imprimir


A 36ª edição do Horário de Verão - que começou no dia 05 de novembro de 2006 e se encerra à zero hora do próximo dia 25 - resultou, em Mato Grosso, em uma economia de 0,50% no consumo de energia elétrica e na redução de 5,81% da demanda no horário de ponta (17h30 às 20h30). No Sistema Interligado a economia em energia chega a 7,7 mil MWh.

A economia registrada no período daria para abastecer com energia elétrica uma cidade como Chapada dos Guimarães por quatro meses.

Os dados foram divulgados nesta quinta-feira, 22, pelo Superintendente de Engenharia da Cemat, José Adriano Mendes, durantes entrevista coletiva, na sede da Empresa, em Cuiabá.

O executivo informou ainda que no Sistema Isolado (atendido por usinas geradoras de energia movidas a diesel) a economia em energia foi de 192,77

MWh, e em óleo diesel de 57.831

litros. “A energia e o óleo economizados equivalem a consumo de uma cidade como Alto da Boa Vista por um mês”, ressaltou.

Economia - Na edição passada do horário de verão - período de 16 de outubro de 2005 a 19 de fevereiro de 2006 - resultou em uma economia de 0,63% no consumo de energia elétrica e na redução de 5,71% da demanda no horário de ponta. No Sistema Interligado a economia em energia chega a 10,5 mil MWh.

A economia registrada no período daria para abastecer com energia elétrica uma cidade como Cuiabá por três dias, Chapada dos Guimarães por sete meses ou Várzea Grande durante 12 dias.

No Sistema Isolado a economia em energia foi de 469,6 MWh, e em óleo diesel de 139.472 litros. A energia e o óleo economizados equivalem a consumo de uma cidade como São José do Rio Claro por 12 dias e Alto Boa Vista por três meses.

Objetivo - O horário de verão tem como objetivo principal a redução da demanda máxima do Sistema Interligado Nacional no horário de ponta. Isso é possível porque o adiantamento do horário brasileiro em uma hora permite que a carga referente à iluminação seja acionada mais tarde do que no horário normal.

O efeito provocado é de não haver a coincidência da entrada da iluminação com o consumo existente ao longo do dia do comércio e da indústria, cujo montante se reduz após as 18 horas. A superposição desses consumos causa o aumento da demanda na ponta. A decisão pela implantação do horário de verão cabe ao Governo Federal.

O horário de verão é implementado por decreto do Presidente da República, respaldado legalmente pelo Decreto-Lei nº 4.295, de 13 de maio de 1942, devidamente fundamentado em informações encaminhadas pelo MME, que toma por base os estudos técnicos realizados pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico - ONS, e indica o período de duração da medida e quais as unidades da Federação que deverão ser abrangidas.

Adoção - A idéia de se adiantar os relógios para aproveitar melhor as horas de sol foi lançada em 1784 nos Estados Unidos por Benjamin Franklin, numa época em que ainda não existia luz elétrica. Mas sua idéia não sensibilizou o governo americano. O primeiro país a adotar oficialmente o horário de verão foi a Alemanha durante a Primeira Guerra Mundial.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/240542/visualizar/