Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 22 de Fevereiro de 2007 às 13:11

    Imprimir


O "Projeto Ciranda - Música e Cidadania" retoma suas atividades pedagógicas em 2007 na próxima segunda-feira (26.02) com uma aula inaugural a partir das 9 horas. Será o momento de os novos alunos conhecerem as instalações, os professores e funcionários do projeto. O maestro Leandro Carvalho fará uma palestra de boas vindas, na qual ressaltará a importância da dedicação e empenho dos alunos, aproveitando a oportunidade de aprender a tocar um instrumento musical.

Na oportunidade os novos integrantes do projeto devem fazer suas matrículas. Para tanto, deverão levar RG, CPF, comprovante de residência, atestado de escolaridade e uma foto 3X4. O resultado da seleção será divulgado nesta sexta-feira (23) no site www.projetociranda.org.br, nos murais dos supermercados da rede Modelo, na loja Pantanal Music (no Pantanal Shopping) e na sede do Projeto Ciranda, que fica na rua Tenente Lira, 531, no bairro Dom Aquino.

Foram selecionados dez alunos para os seguintes instrumentos: flauta transversal, clarinete, saxofone, trompete, tumba, trombone, percussão, violino, violoncelo, viola, contra-baixo e flauta doce; 32 alunos para violão e 40 alunos para coral. Além disso, o projeto oferece curso de musicalização para crianças.

Ao todo o projeto vai atender cerca de 200 novos alunos. São crianças e adolescentes carentes, que receberão aulas gratuitas, uniformes e todo apoio para freqüentar as oficinas, inclusive vale-transporte. Na sede do Projeto Ciranda os bolsistas também têm acesso a Internet, uma biblioteca com livros, partituras, CDs e DVDs, além de um estúdio.

As aulas regulares começam em 5 de março. Além das aulas, os alunos também realizam apresentações públicas. Em 2006, eles dividiram o palco com grandes nomes da música brasileira, como o saxofonista Sérgio Galvão, do Distrito Federal, e o paraibano Radegundis Feitosa, considerado pela crítica especializada como um dos maiores trombonistas do mundo. Também tocaram ao lado do músico Carlos Malta, do grupo Carlos Malta & Pife Muderno, do Rio de Janeiro.

"O Projeto Ciranda dá todas as condições para os alunos estudarem. A nossa única exigência é a dedicação. Eles devem estudar no mínimo duas horas diárias em casa. Esta é a contrapartida dos alunos", observa Murilo Alves, coordenador pedagógico do projeto.

Murilo Alves explica que os alunos com melhor desempenho são orientados para uma prática de conjunto. Eles são selecionados para participar da Orquestra de Sopros, da Orquestra de Cordas e de grupos de câmara, como duos, trios, quartetos e quintetos.

*Oficinas* - Em 2007, o projeto também continuará oferecendo oficinas de música para os adolescentes em conflito com a lei, realizadas no Complexo Pomeri, e a série dos "Concertos Didáticos" feitas nas escolas pelos integrantes da Orquestra de Sopros.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/240617/visualizar/