Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 19 de Fevereiro de 2007 às 19:44

    Imprimir


O excesso de chuva está dificultando a colheita da soja no norte de Mato Grosso. Preocupados com o prejuízo e com as dívidas acumuladas, os agricultores da região de Lucas do Rio Verde se reuniram para discutir o problema.

Antônio Boiaski, agricultor, encontra dificuldades para colher os 700 hectares cultivados em Lucas do Rio Verde. Por causa do excesso de chuva, a soja apodreceu na lavoura. A produtividade está em torno de 38 sacas por hectare.

Nos graneleiros, embaixo de lonas, ele guarda parte da produção que os armazéns não quiseram receber. “Estão chegando os compromissos, temos máquina para pagar e agora não pagamos a lavoura que fizemos”, disse.

São 220 mil hectares cultivados no município que tem cerca de 600 produtores. A média de perdas na lavoura, até agora, é de 15%.

Para definir uma solução que pode resolver o problema dos agricultores, representantes de sindicatos rurais da região norte de Mato Grosso se reuniram em Lucas do Rio Verde. No encontro, foram feitas algumas reivindicações, principalmente com relação às dívidas.

“Já encaminhamos alguns pedidos de prorrogação de vencimentos, mas isso ainda não é suficiente para que o governo se sensibilize e aconteça algo mais”, afirmou Rui Prado, presidente da associação dos produtores de soja.

Uma proposta deve ser encaminhada ao governo federal por meio da Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso. “Montar estratégia para que a gente possa buscar solução principalmente para os compromissos de investimento, de custeio que temos que honrar a partir desta safra”, disse Homero Pereira, presidente da Federação da Agricultura de Mato Grosso.

Mato Grosso é o principal produtor de soja do país.





Fonte: Globo.com

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/240997/visualizar/