Airbus pode anunciar até 12 mil demissões, diz jornal
Segundo a publicação, "de 10 mil a 12 mil vagas podem desaparecer, de 3 mil a 4 mil na França e o restante na Alemanha". "Os cortes afetarão não somente os 55 mil empregados da Airbus, como também as 30 mil pessoas de empresas terceirizadas que prestam serviço para a Airbus."
O jornal "La Tribune" escreveu que o plano de reestruturação pode incluir até 10 mil demissões e a venda de três fábricas: a francesa Méaulte e as alemãs Varel e Nordenham.
O plano contempla também a "especialização das plantas de montagem", segundo os dois jornais franceses. O futuro A350 e o A380 continuariam em Toulouse e o sucessor do A320 seria montado em Hamburgo.
Louis Gallois, co-presidente da EADS e presidente da Airbus, deve apresentar amanhã as linhas gerais do plano, com previsão de poupar 5 bilhões de euros daqui a 2010 e depois 2 bilhões de euros todos os anos, para compensar os custos adicionais gerados pelos atrasos do avião gigante A380, e a fragilidade do dólar frente ao euro, que prejudica a competitividade do construtor aeronáutico europeu.
Comentários