FAB fará mudanças no sistema de controle aéreo brasileiro
O objetivo da instalação do equipamento e alertar aos controladores de vôo em caso de desaparecimento do número do transponder que identifica uma aeronave.
A decisão ocorreu em virtude de que, na avaliação da Força Aérea Brasileira (FAB), a causa primordial da tragédia com o Boeing da Gol foi o fato de o transponder do jato Legacy não estar funcionando. Outra medida adotada foi matricular controladores em cursos de inglês.
Para A FAB, se o recurso do alarme já existisse, o operador de plantão no Cindacta-1, centro de controle de Brasília, na tarde do dia 29 de setembro de 2006, quando aconteceu o acidente que deixou 154 mortos, poderia ter evitado a tragédia.
A Associação de Familiares e Amigos das Vítimas do Vôo 1907 acredita que as transcrições publicadas deixam claro que “os pilotos cometeram, no mínimo, imperícias” na condução do Legacy e não tinham conhecimento dos recursos do avião.
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