Representantes de mais de 30 cidades que integram a Bacia Hidrográfica do Alto Paranapanema participaram de um encontro em Itapetininga (SP). O evento foi realizado na última quarta-feira (27). Além de discutir sobre a canalização dos recursos hídricos, o evento também serviu para a escolha da nova diretoria do Comitê da Bacia Hidrográfica.
O comitê é formado pelos municípios de Angatuba, Arandu, Barão de Antonina, Bernardino de Campos, Bom Sucesso de Itararé, Buri, Campina do Monte Alegre, Capão Bonito, Cerqueira Cesar, Coronel Macedo, Fartura, Guapiara, Guareí, Ipaussu, Itaberá, Itaí, Itapetininga, Itapeva, Itaporanga, Itararé, Itatinga, Manduri, Nova Campina, Paranapanema, Pilar do Sul, Piraju, Ribeirão Branco, Ribeirão Grande, Riversul, São Miguel Arcanjo, Sarutaiá, Taguaí, Taquarituba, Taquarivaí, Tejupá, Timburi (SP).
Durante a cerimônia, o secretário estadual de Saneamento e Recursos Hídricos, Edson Giriboni, reforçou que as cidades podem pedir auxílio para a elaboração de projetos e ações de preservação ambiental. “As bacias hidrográficas têm as suas organizações, as suas gestões através dos Comitês de Bacias Hidrográficas. Neles participam os prefeitos dos municípios que estão em determinada bacia hidrográfica. Os órgãos do estado também se fazem presente nesses comitês, além da sociedade civil, para que se faça uma boa gestão dos recursos hídricos, sejam feitas ações ambientais, recuperação de mata ciliar, combate às erosões e às enchentes”, diz.
O superintendente da Sabesp, concessionária responsável pelo serviço de água e esgoto na região, Ivan Sobral, também participou do evento. Ele destacou a cobrança da captação da água em alguns municípios, a partir de 2014. “Teremos um volume de recursos suficientes para estar exatamente recuperando aquilo que foi degradado pelas populações passadas. O objetivo é trabalhar para que haja uma preservação do meio ambiente no futuro”, diz.
O atual presidente do comitê, Miderson Zanello, afirma que o grupo tem mantido os trabalhos para preservação do meio ambiente e proteção da bacia. “Mantivemos durante todo esse tempo a chama do comitê, que é a preservação do rio Paranapanema”, diz.
Eleitos
Durante a votação para a escolha do novo comitê foram eleitos o prefeito de Itaporanga, José Carlos do Nute para a presidência do comitê. A gestão é valida para os próximos dois anos. Já para a vice-presidência foi eleito Marco André de Oliveira, da Associação do Desenvolvimento Social de Itapeva. A secretária executiva do comitê ficará a cargo de David Franco Ayub.
Comentários