Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Domingo - 18 de Fevereiro de 2007 às 15:24

    Imprimir


O coordenador de Saúde Mental do Ministério da Saúde, Pedro Gabriel Delgado, defende que o tratamento de álcool e drogas do Brasil precisa ser ampliado, para que o atendimento de usuários seja feito também em ambulatórios e hospitais públicos. Atualmente, há capacidade de internações breves em hospitais, mas tratamentos específicos somente em 140 centros especializados em todo o país, conhecidos como Centros de Atenção Psicossocial de Álcool e Drogas (CAPS AD).

Delgado acredita que os CAPS AD devem ser melhorados, mas o tratamento também deve ser feito em hospitais. “Sem dúvida os CAPS vão ser ampliados, mas nós temos que também ampliar os ambulatórios e precisamos ampliar a capacidade dos hospitais gerais para atender situações mais graves relacionadas com o consumo de drogas. Com isso, resolveríamos parte dos problemas de internação”.

O presidente do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid), Elisaldo Carlini, afirma que o tratamento do vício das drogas é feito de acordo com cada caso, mas ele concorda que o atendimento deveria ser feito nos ambulatórios para evitar internações desnecessárias.

Delgado disse que apesar da necessidade de ampliação da rede de tratamento aos usuários de drogas, muitas coisas já foram feitas no atendimento público brasileiro. “Isso era responsabilidade das comunidades terapêuticas filantrópicas. Nos últimos cinco anos, o governo está assumindo a função de criar uma rede de atendimento de álcool e drogas. Mas é preciso ampliar essa rede e esse trabalho ainda precisa ser intensificado”, explicou.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/241250/visualizar/