Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 18 de Fevereiro de 2007 às 00:27

    Imprimir


Os 24 filipinos seqüestrados na Nigéria durante 24 dias e libertados esta semana chegaram ontem à noite a Manila, onde eram esperados por suas esposas, filhos e uma multidão de pessoas.

A própria presidente das Filipinas, Gloria Macapagal Arroyo, os recebeu no Salão dos Heróis do Palácio de Malacañang (residência do Chefe de Estado), mas os fez esperar cerca de quatro horas devido a outros compromissos na cidade de Cebu, cerca de 600 km ao sul de Manila.

Arroyo jantou com eles e se interessou por seu estado de saúde e pelos seus sofrimentos durante o cativeiro.

Membros do Movimento para a Emancipação do Delta do Níger capturaram os tripulantes do cargueiro alemão Baco Liner II e operários de instalações petrolíferas em 20 de janeiro e os libertaram em 13 de fevereiro.

O grupo passará hoje em Manila por revisões médicas completas e depois poderão viajar para seus lares.

O seqüestro de estrangeiros e o ataque contra petrolíferas foram durante anos os métodos de extorsão preferidos por dezenas de grupos que operam no sul da Nigéria, onde a extração e refino de petróleo degradaram o meio ambiente sem deixar benefícios econômicos aos moradores locais.

Outros dois filipinos, a empresária Josiebeth Foroozan e o engenheiro Winstoon Helera, continuam seqüestrados na Nigéria.




Fonte: Agência EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/241306/visualizar/