Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Sábado - 17 de Fevereiro de 2007 às 10:39

    Imprimir


O procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares Júnior, assinou uma portaria designando um grupo especial com cinco promotores para investigar a atuação, no Estado, da máfia dos sanguessugas, cujos envolvidos são acusados de participar de um esquema de aquisição fraudulenta de ambulâncias por meio de emendas apresentadas por deputados federais ao Orçamento da União. Os trabalhos terão como base inicial o relatório final da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPI) enviado esta semana pelo presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), Soares Júnior.

"Será um aprofundamento das investigações já feitas. Saber como o esquema funcionou na base precisa de uma atenção maior nossa. Essa comissão vai trabalhar na ramificação mineira da máfia", disse hoje o procurador-geral de Justiça de Minas Gerais. Soares Júnior observou que, embora tenha atuado nacionalmente, a Planam - empresa sediada em Mato Grosso e acusada de liderar o esquema fraudulento - tinha "seus braços" nos Estados. Em Minas, foram identificadas companhias que atuavam em conjunto com a Planam. Conforme um levantamento da CGU, feito a partir da prestação de contas apresentadas pelas prefeituras ao Ministério da Saúde, 61 administrações municipais mineiros fecharam contratos com firmas, supostamente, envolvidas no plano. O Estado está atrás apenas do Mato Grosso, com 97 executivos municipais.

O procurador Evandro Senra Delgado, da Promotoria Especializada em Crimes de Agentes Políticos Municipais, foi nomeado o coordenador da comissão, que terá ainda representantes das Promotorias de Defesa do Patrimônio Público e de Combate ao Crime Organizado. As investigações também serão feitas com o auxílio dos promotores do interior do Estado e articuladas com as apurações da Procuradoria da República em Brasília. Fazem parte da relação de investigados pela PF cinco ex-deputados mineiros: Isaías Silvestre (PSB), Cabo Júlio (PMDB), Cleuber Carneiro (PTB) e José Militão (PTB), que não foram reeleitos, além de Osmânio Pereira (PTB), que não disputou a eleição.





Fonte: AE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/241391/visualizar/