Lula anuncia mudança no comando das Forças Armadas
Os novos comandantes das Forças Armadas substituirão os que Lula nomeou em janeiro de 2003, quando iniciou seu primeiro mandato.
As nomeações foram anunciadas após uma reunião que o chefe de Estado teve hoje em Brasília com seu ministro da Defesa, Waldir Pires, que ainda não sabe se continuará no cargo.
O novo comandante do Exército será o general Enzo Martins Perri, atual chefe do Departamento de Engenharia e Comunicações e que substituirá o general Francisco Roberto de Albuquerque.
O comando da Marinha será assumido pelo almirante Júlio Soares de Moura Neto, que desempenha o papel de chefe do Estado-Maior da Marinha e substituirá o almirante Roberto Guimarães Carvalho.
O brigadeiro-do-ar Juniti Saito substituirá Luiz Carlos Silva Bueno como comandante da Aeronáutica.
Os três novos comandantes terão sua primeira reunião com o presidente na quarta-feira da próxima semana.
Lula negocia atualmente a renovação de seu Gabinete, após ter estipulado uma ampla aliança para governar que inclui do PT a legendas conservadoras.
Entre os aliados do Governo está o PMDB, a maior bancada no Congresso, que conta atualmente com três membros no Gabinete, mas reivindica cinco ou seis ministérios.
O presidente disse que reduzirá o espaço do PT em seu Governo para ampliar a participação dos velhos aliados e abrir espaço aos novos, como o PDT.
Comentários