Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Sexta - 16 de Fevereiro de 2007 às 13:34

    Imprimir


O secretário Extraordinário de Projetos Estratégicos do Estado, Clóves Vettorato, recebeu ontem (15), em seu gabinete, o novo presidente do Sindicato da Indústria de Arroz de Mato Grosso (Sindarroz-MT), Joel Gonçalves Filho. A reunião, que aconteceu no gabinete da Secretaria Extraordinária de Projetos Estratégicos do Estado, serviu para tratar de assuntos de interesse do setor de arrozeiro em Mato Grosso.

O Sindarroz-MT é recém-criado e a visita de Joel aconteceu quando ele ainda era candidato; já a eleição para a primeira diretoria do Sindicato também ocorreu durante todo o dia de ontem, na sede da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt).

Para Vettorato, a criação do Sindarroz-MT é o caminho que os empresários têm para defender com maior propriedade seus interesses. “O Estado tem estimulado o fortalecimento dos segmentos econômicos, uma vez que eles também fazem parte do Governo. Para nós fica mais fácil conversar com os líderes e chegar até os outros membros do setor”, observou Vettorato.

Durante a reunião, Joel solicitou a Vettorato que seja um interlocutor junto à Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (Embrapa). Os industriais querem que a Embrapa invista em pesquisas em Mato Grosso. De acordo com Joel, a semente produzida no Estado – semente “Primavera”, para terras altas - pode perder a qualidade caso não haja mais estudos.

Atualmente, os produtores contam com empresas particulares para fazer a pesquisa de novas sementes, o que gera custo e tempo. “Na próxima semana, o secretário Vettorato estará em Brasília reunido com a direção da Embrapa e já poderá fazer a reivindicação. A semente tem necessidade de ser renovada”, explicou Joel, após a reunião.

SINDARROZ-MT

Apesar de ser recém-criado, o Sindarroz-MT já conta com 30 indústrias sindicalizadas. A eleição de ontem aconteceu com chapa única e, por consenso, foi escolhida por representantes de indústrias filiadas de todo o Estado.

O vice-presidente do Sindarroz, da região de Sorriso, Zaquiel Minuzzo Zuffo, destacou que o Sindicato servirá para fazer uma maior aproximação com os produtores de arroz do Estado, objetivando a sobrevivência da cadeia produtiva e a valorização do produto cultivado no estado.

As discussões para criação do sindicato contaram com a participação do deputado estadual Otaviano Pivetta, para quem a união dos produtores deve gerar resultados concretos. “O setor arrozeiro do Estado vive momento de dificuldade. Essa mobilização faz com que todos os elos da cadeia voltem a funcionar”, afirmou o deputado, que é presidente da Comissão de Industria, Comércio e Turismo da Assembléia Legislativa.

A reunião com Vettorato ainda foi acompanhada pelo presidente do Sindicato das Indústrias de Alimentação de Mato Grosso (Siamt), Marco Lorga, e pelo assessor parlamentar do deputado Otaviano Pivetta, Clovis do Vale Junior.





Fonte: Assessoria/AL-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/241577/visualizar/