Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 15 de Fevereiro de 2007 às 23:59

    Imprimir


A Polícia Federal (PF) informou que há fortes indícios de responsabilidade do controle aéreo de Brasília no acidente com o vôo 1907, da companhia aérea Gol, em setembro do ano passado. Na tragédia, 154 pessoas morreram. Os controladores de Brasília monitoravam o jato Legacy até o momento do choque com o Boeing da Gol.

Segundo a rádio Band News, pelo menos três controladores de vôo seriam diretamente responsabilizados pelo caso. No entanto, o delegado responsável pela investigação, Renato Sayão, afirmou que não serão indicados nomes, já que nem todos estiveram envolvidos com o controle do jato no momento do acidente.

Segundo Sayão, a PF ainda vai realizar um trabalho de perícia no Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta) de Brasília para colher mais elementos sobre as transcrições de voz e visualização do tráfego aéreo.

Após essa etapa, ele deverá elaborar um relatório detalhando as investigações e o trabalho de perícia que foi realizado. O documento deverá ser enviado para a Justiça Militar. "Tudo leva a crer que houve sim uma falha em Brasília e nós vamos comunicar os órgãos responsáveis", afirmou Sayão, ressaltando que os controladores não serão julgados pela Justiça comum.

Na terça-feira passada, o delegado afirmou que os controladores de vôo de Manaus, de onde havia partido o Boeing, não tiveram responsabilidade no acidente.

Segundo ele, quando os controladores de Manaus receberam as informações sobre o problema com o Boeing e o jato, que voavam na mesma altitude, já não havia tempo hábil para reverter a situação. O acidente aconteceu cerca de dois minutos após a torre de Manaus ser acionada.

Sayão reforçou que o fato de o transponder do Legacy estar desligado foi decisivo para o choque entre as duas aeronaves.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/241709/visualizar/