Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 15 de Fevereiro de 2007 às 23:38

    Imprimir


As vendas de combustíveis líquidos registraram aumento de apenas 0,63% em dezembro passado em relação ao registrado 12 meses antes, segundo dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Ao todo, as distribuidoras de combustíveis venderam 7,806 bilhões de litros, fazendo com que a média do ano ficasse em 7,53 bilhões de litros, com aumento de 1,89% sobre 2005. O valor está bem abaixo das estimativas iniciais dos técnicos da Petrobras, que previam uma expansão superior a 3% no ano passado.

O álcool hidratado continua registrando forte aumento no consumo, atingindo 636 milhões de litros em dezembro, com expansão de 24,90% em relação a dezembro de 2005. Foi o maior volume já registrado para a venda de álcool em um único mês, ilustrando o crescente consumo desse combustível. Um ano antes, as vendas mensais de álcool hidratado estavam em torno de 500 milhões de litros mensais. No acumulado do ano, as vendas de álcool hidratado cresceram 29,14% em relação ao observado em 2005.

As vendas de gasolina C, que tem a adição de 23% de álcool anidro, somaram 2,22 bilhões de litros em dezembro, com queda de 0,19% em relação ao observado 12 meses antes. No acumulado do ano, a expansão foi de 1,86%. Os dados da ANP mostram que o grande aumento da frota nacional de veículos leves tem alavancado mais as vendas do álcool hidratado do que da gasolina.

O óleo diesel, que é o principal combustível processado pela Petrobrás em suas refinarias, registrou queda de 1,66% em dezembro em relação a dezembro de 2005. No acumulado do ano, houve queda de 0,59%. Os dados da ANP registram vendas de 2,618 bilhões de litros de diesel "puro" em dezembro, com queda de 6,2% em relação a dezembro de 2005. A esse total, porém, devem ser acrescidos outros 501 milhões do chamado biodiesel, que é o diesel tradicional misturado ao óleo vegetal, especialmente a soja, com participação de 2%. Com isso, as vendas do combustível (diesel e biodiesel) somaram 3,120 bilhões em dezembro.

As vendas de óleo combustível, outro insumo muito utilizado pelo setor industrial, somaram 416 milhões de litros em dezembro, com queda de 3,30% em relação a 12 meses antes. No período de agosto a novembro houve aumento no consumo de óleo combustível, especialmente pelo maior uso de usinas térmicas. Em outubro, por exemplo, o consumo de óleo combustível atingiu 464 milhões de litros. Mesmo assim, o acumulado no ano acumulou queda de 2,13%, mantendo o ritmo observado nos últimos anos. Esse tipo de óleo tem sido substituído, parcialmente, pelo gás natural, que está ganhando espaço na matriz energética brasileira.

As vendas de GLP, ou gás de cozinha, continuaram fracas em dezembro, com queda de 2,28% em relação a dezembro de 2005. No acumulado do ano, porém, houve aumento de 1,47%, conforme os dados da ANP. Ao todo, o consumo de GLP atingiu o equivalente a 992 milhões de litros. Esse nível tem se mantido estável nos últimos cinco anos.

No caso de querosene de aviação as vendas somaram 408 milhões de litros, com aumento de 4,83% em relação ao registrado 12 meses antes. No acumulado do ano, a variação foi de 0,81%. Os outros dois combustíveis acompanhados pela ANP (gasolina de aviação e querosene iluminante) têm produção bastante reduzida frente aos outros derivados de petróleo, somando 5,2 milhões e 2,6 milhões de litros, respectivamente.





Fonte: AE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/241711/visualizar/