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Economia
Quinta - 15 de Fevereiro de 2007 às 20:11

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As lojas e supermercados brasileiros venderam, em média, 6% a mais em 2006. O resultado, comparado ao de 2005, foi medido pela Pesquisa Mensal do Comércio, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado do ano passado complementa uma série de altas iniciada em 2004. Naquele ano, as vendas do comércio subiram 9,25% e em 2005, 4,8%.

As vendas de produtos alimentícios nos supermercados tiveram o maior peso no resultado final. Esse setor, teve alta de 7,6% ao longo do ano passado. A compra de móveis e eletrodomésticos teve o segundo maior impacto no resultado final, com alta de 10%.

O aumento da massa de salários do brasileiro e a manutenção dos preços foram os principais motivos para o resultado, segundo o IBGE. "Houve aumento da massa salarial, estabilidade no emprego, aumento de renda real por conta da queda da inflação. E todas essas variáveis beneficiaram o comércio varejista", analisa o coordenador da pesquisa, Reinaldo Silva Pereira.

A maior alta, e que teve o quarto maior impacto no resultado final, foi na venda de computadores. Os brasileiros compraram 30% mais computadores em 2006, na comparação com o ano anterior. O IBGE destaca a queda no preço de produtos de informática, que foi de 10% na medição feita pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do próprio instituto.

Apesar do resultado positivo ao longo do ano, as vendas do comércio desaceleraram em dezembro. As vendas caíram 0,5% em relação a novembro. O economista do IBGE considera que o motivo foi a antecipação, em 2006, do pagamento do 13º salário para a Previdência. "Isso levou à antecipação do consumo e até mesmo a pagamento de empréstimos em casos de inadimplência no crédito ao consumidor", disse.





Fonte: Agência Brasil

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