Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 15 de Fevereiro de 2007 às 15:54

    Imprimir


Fortalecer o sistema de ciência e tecnologia junto aos municípios, universidades, Ong´s e o próprio Estado, dando às suas ações o enfoque da inclusão social. Estes são os principais objetivos do secretário de Estado Chico Daltro, que conclui na próxima semana um raio-x da pasta e um planejamento de ações e metas para os próximos doze meses.

“O ideal é que as pesquisas a serem desenvolvidas, sempre que possível, tenham a ótica da inclusão social. Que elas sirvam de instrumento para indicar soluções exeqüíveis nos diversos setores produtivos, beneficiando comunidades e gerando oportunidades a quem mais precisa”, afirmou Daltro. Segundo ele, um exemplo disso foi a assinatura, no final de janeiro, de um convênio com a Unemat que ampliou em mais 50 o número de vagas para o curso superior de educação indígena.

Daltro disse também que, tão logo o Orçamento do Estado comece a ser executado, a pasta definirá os editais para financiamentos de pesquisas. “Além dos cursos profissionalizantes, bolsas de mestrado e doutorado e convênios, a pesquisa é um dos carros-chefe do setor, pois permite aos pesquisadores desenvolver suas teses e apontar soluções para o desenvolvimento de Mato Grosso”, explicou.

O secretário afirmou que irá fortalecer a cooperação técnica entre as universidades e buscar linhas de financiamentos junto ao Governo Federal e empresas nacionais. “Existem muitas oportunidades de otimizarmos o trabalho da pasta e aproximá-la da realidade dos cidadãos. Nesse sentido, pretendemos viabilizar, por exemplo, novos projetos relacionados às populações pantaneiras, indígenas e de garimpos, indicando soluções para garantir condições mínimas de saúde, educação e bem-estar”, afirmou.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/241769/visualizar/