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Cidades/Geral
Quarta - 14 de Fevereiro de 2007 às 13:12

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Como avaliar a real situação do ensino ofertado na rede pública? Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Várzea Grande (SMEC/VG) está desenvolvendo uma metodologia própria para responder a este questionamento.

“Nossa maior preocupação é com a qualidade da educação. Desde 2005, desenvolvemos projetos e investimos recursos para que o ensino ofertado seja de boa qualidade. Contudo, precisamos de um instrumento que nos evidencie a real situação da qualidade em nossas escolas. Acreditamos que isso será possível por meio de um processo próprio de avaliação”, explica o secretário titular da pasta, Elismar Bezerra.

Ainda em fase de conclusão, alguns pontos do projeto devem ser discutidos nos próximos dias pelos segmentos da educação. Uma das incógnitas diz respeito às séries que passarão pela avaliação. “Não sabemos ao certo se o processo será aplicado a todos os estudantes do ensino fundamental ou apenas àqueles cursando o 5º e 9º ano”, esclarece o secretário. Contudo, um dos pontos fundamentais já está acertado. O projeto prevê a aplicação, semestral, de provas sobre conhecimentos gerais aos alunos da Rede Municipal de Ensino.

De acordo com a equipe pedagógica da SMEC/VG, ao término de cada processo avaliativo, haverá o encontro de todos os educadores para apresentação e discussão dos dados coletados. Esse trabalho pretende confrontar, de maneira solidária, os professores para que haja a troca das experiências pedagógicas bem sucedidas. “Com a aplicação do processo de avaliação nas escolas poderemos identificar, com clareza, as principais dificuldades encontradas pelas unidades. Iremos ainda constatar se uma boa condição infra-estrutural é garantia de boa educação e vice-versa”, exemplifica Elismar.

Para o presidente do Conselho Municipal de Educação de Várzea Grande, Gilmar Mussa, a nova metodologia a ser implantada pela SMEC/VG é bem-vinda. “É uma ação importante porque avalia a Rede por inteiro e não apenas uma ou outra escola. Acredito que esta contribuirá para a definição de padrões para a educação do município”.

Gilmar Mussa lembra que neste semestre letivo, as turmas que compõe o Ciclo Básico de Alfabetização Cidadã (CBAC) - implantado em 2004 nas unidades municipais de ensino - serão avaliadas. Segundo Mussa, a medida está prevista no Plano Municipal de Educação elaborado em 2003.





Fonte: O Documento

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