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Educação/Vestibular
Terça - 13 de Fevereiro de 2007 às 23:18

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O secretário de Educação a Distância, Ronaldo Mota, disse hoje (13), durante o Encontro Nacional de Coordenadores do ProInfo e TV Escola, que os programas do Ministério da Educação para a área devem ser integrados. O encontro acontece, hoje e amanhã (14), com 100 coordenadores de programas à distância que vão atualizar as informações e padronizar suas diretrizes, para aprimorar o Ensino Fundamental e Médio.

O secretário falou que as metas de 2007 são aprimorar os programas de educação à distância e integrá-los. Segundo Mota, o número de horas anuais do TV Escola, principal elemento de veiculação, vai passar de 560 para 1.920. “A produção do conteúdo vai ser acoplada a várias séries da educação fundamental e média”, explicou.

Além disso, o programa DVD Escola vai ampliar a distribuição dos aparelhos eletrônicos. “Já contamos com 54 mil DVD’s nas escolas públicas e estamos adquirindo 21 mil, com isso atingiremos 75 mil. Começamos a construir uma DVDteca de alto padrão, tudo isso deve ser informação digital embarcada nos 75.800 computadores que estamos adquirindo”, disse Mota.

Na esfera do Programa Nacional de Informática na Educação (ProInfo), a Secretaria de Educação à Distância (SEED) vai criar, em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia, um portal digital do professor para auxiliar no ensino em sala de aula.

Segundo Mota, a integração desses programas é essencial para definir a qualidade da educação, pois o Brasil conta com dois milhões de professores e 350 mil deles não têm a formação inicial exigida pela lei. "Precisamos trabalhar esses professores".

Além disso, o secretário acredita que a utilização de tecnologias nos métodos de aprendizagem é tímida no Brasil. Para ele, precisamos melhorar a produção de conteúdo digital educacional.

Para Mota, os resultados abaixo do esperado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se deram, porque nenhuma ação isolada pode melhorar o rendimento do estudante do Ensino Médio. "É preciso que as escolas explorem mais os laboratórios didáticos de Química, Física e Biologia, pois existe um problema grave em ensino de Ciências. É um conjunto de elementos que não pode excluir tecnologias inovadoras da educação".





Fonte: ABr

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