Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Terça - 13 de Fevereiro de 2007 às 21:04

    Imprimir


O número de ocorrências policiais dentro de estações e trens do Metrô de São Paulo caiu 71% entre 1999 e 2006. Em 1999, para cada milhão de passageiros transportados, eram registradas 9,7 ocorrências de segurança. Em 2006, para cada milhão de passageiros transportados, foram registradas 2,8 ocorrências.

As ocorrências de segurança são relativas a furtos, roubos, danos ao patrimônio, desentendimentos pessoais, brigas de torcidas de futebol e roubos de bilheterias.

A Secretaria de Transportes Metropolitanos atribui os resultados à mudanças no modelo de gestão operacional. Uma das estratégias foi remanejar periodicamente as equipes de segurança para os pontos de maior incidência de ocorrências.

Apesar da diminuição nas ocorrências, o Metrô registrou no dia 23 de dezembro do ano passado o primeiro caso de explosão de um artefato em um de seus trens. O laudo do Instituto de Criminalística, que determinará a causa da explosão, ainda não foi concluído.

Foram criados grupos especiais para o combate de ocorrências e houve divulgação de campanhas de segurança para desenvolver comportamentos mais seguros junto aos usuários. O quadro operativo passou a ser reciclado periodicamente.

O Metrô implementou recursos tecnológicos como um sistema de câmeras inteligentes e detectores de metais para controle do acesso às estações.

O policiamento em estações de grande porte passou a ser feito com o auxílio de patinetes elétricos e bilheterias blindadas foram instaladas.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/242196/visualizar/