MDS vai dar treinamento para integrar programas sociais já existentes
É o Gestão Social com Qualidade, que deverá qualificar servidores públicos de estados e municípios que trabalham com os programas citados. Mais treinados em novas práticas e tecnologias, a aposta é que vão prestar melhor atendimento à população e promover a integração das políticas públicas.
Segundo Rosani Cunha, secretária de Renda e Cidadania do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), cada estado indicará até 20 profissionais e os municípios, de dois a cinco, dependendo da população. As indicações começam no final deste mês e terminam em julho. A carga horária varia entre 90 e 150 horas, com duração média de três meses, e os cursos devem começar ainda neste ano.
Rosani Cunha disse que os participantes vão aprender metodologia, tecnologia da informação, monitoramento, formulação e implantação de políticas, para aumentar "o impacto para o usuário final, que é a população pobre do país".
O programa está dividido em dois projetos. Um é o curso de multiplicadores, para pessoas ligadas a universidade e que já têm experiência com capacitação na área de política social. O outro é o curso de capacitação continuada a distância, para profissionais que estão no serviço público e respondem pela gestão dos programas já existentes haverá quatro cursos pela internet.
O projeto tem apoio financeiro do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e é promovido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e pelo MDS.
Comentários