Secretaria realiza encontro de reabilitação para municípios
“Com essa capacitação queremos promover o envolvimento dos gestores na política estadual de atenção a pessoa deficiente, reconhecendo a diversidade das demandas de cada região do Estado, com discussão de temas como habilitação dos serviços, serviços oferecidos pelo Cridac, sistema de referencia e contra-referencia dentro da rede de serviços e organização do fluxo das atividades em cada unidade”, anunciou a diretora do Cridac, Flavia Tortorelli, que atuará como facilitadora dos trabalhos durante a capacitação. O encontro será realizado no Salão Nobre do Centro de Reabilitação, à rua Joaquim Murtinho, número 1.556, no bairro do Porto.
O Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Correa é responsável pela execução da política de atenção à pessoa com deficiência e, pela excelência do serviço , também é referencia reconhecida pelo Ministério da Saúde (MS) na coordenação da rede estadual dos serviços de reabilitação.
A diretora disse que essa capacitação vem em virtude do cumprimento da política estadual de humanização na atenção ao deficiente, respeitando as premissas e o fortalecimento dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), principalmente os de equidade, regionalização e descentralização dos serviços, o que resultou na instalação de 84 centros de reabilitação, em municípios do interior do Estado, até o ano passado. “Apenas durante o mês de Janeiro de 2007 inauguramos 15 novas unidades descentralizadas do Cridac, sendo 12 delas nos municípios e três na Capital do Estado. Com essas 99 unidades desconcentradas o Centro de Reabilitação Integral consegue realizar, nos 141 municípios, uma cobertura de 70.21 % do atendimento a pessoas com deficiência”, lembrou Flavia Tortorelli.
As 12 novas unidades já estão beneficiando os municípios de Aripuanâ, Cotriguaçú, Conquista do Oeste, Itaúba, General Carneiro, Nova Olímpia, Paranaíta, Ponte Branca, Ribeirãozinho, Santa Carmem, Tabaporã, e União do Sul. Em Cuiabá foram inauguradas novas unidades descentralizadas do Cridac, na Policlínica do Verdão, na Policlínica do Planalto e no Centro de Especialidades Médicas. Junto com as duas unidades do Cridac que já estavam funcionando em gestão municipal, Cuiabá agora tem cinco unidades do Cridac atendendo aos usuários do Sistema Único de Saúde nas especialidades da reabilitação.
ESTATISTICAS - De acordo com os dados do Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Correa foram atendidos, de janeiro a dezembro de 2006, 237.886 pacientes, tanto na sede do Cridac, em Cuiabá, como nas unidades descentralizadas no interior do Estado. Ao todo foram realizados 1.128.024 atendimentos nas mais diversas áreas. Um dos grandes avanços registrados foi à assinatura do termo de cooperação técnica entre o Hospital Geral Universitário (HGU), da Universidade de Cuiabá (Unic) e o Cridac que possibilita realizar a cirurgia e o acompanhamento do pé torto em bebês e crianças evitando problemas futuros. A cirurgia é gratuita e realizada pelo SUS.
Na capital funcionam, também, as oficinas de fabricação de próteses, orteses e de botas ortopédicas. Até dezembro de 2006 foram entregues, aos usuários do SUS, 21 andadores, 579 cadeiras de roda, 362 calçados, 259 coletes, 108 consertos, 58 muletas, 524 órteses, 486 palmilhas, 99 próteses, 45 próteses mamárias, e outros produtos, num total de 2.541 itens. Também foram fornecidos1.566 aparelhos auditivos.
Os registros do Cridac indicam que, somente no setor de fisioterapia, são atendidos 200 pacientes por dia. No conjunto de todos os serviços, atualmente, o Centro de Reabilitação atende em media 600 pacientes, por dia, gerando 18 mil procedimentos internos, por mês. As várias áreas em que o Cridac dá atendimento de qualidade incluem especialidades em fisioterapia, acupuntura, audiometria, equoterapia, cinesioterapia, hidroterapia, terapia com musica e atendimento em Língua Brasileira de Sinais.
Comentários