Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 13 de Fevereiro de 2007 às 15:19

    Imprimir


A Catarata é uma cegueira reversível, é o que diz o médico oftalmologista Orivaldo Nunes Filho, especialista na doença no Estado. Segundo ele, a Catarata é uma conseqüência da maturidade orgânica. Por isso, a maior incidência desse distúrbio de visão é encontrada em pessoas com mais de 50 anos. Na população jovem, esse índice é pequeno, menos de um por cento, e, normalmente, é causado por traumas ou uso de medicamentos como corticóides.

A doença é caracterizada pelo turvamento pogressivo do cristalino, lente natural que possuímos em nossos olhos, responsável pela focalização dos objetos na retina. O médico explica que apesar de grave, a Catarata é uma deficiência fácil de ser corrigida, quando diagnosticada em fase inicial. “O paciente só procura o médico quando a visão começa a ficar ofuscada, principalmente no período noturno”, explicou. Só a cirurgia resolve o problema definitivamente. “Hoje, apesar de complexa, a cirurgia é realizada com equipamentos que a tornam relativamente simples, rápida e muito eficaz”, disse.

Uma das técnicas utilizadas para reverter a Catarata é a “Facoemulsificação” ou cirurgia de catarata com pequena incisão. “Antigamente era necessário um corte de 10 a 12 milímetros. Hoje, fazemos a cirurgia com uma incisão de até 1,2 milímetros”, observou o especialista.

A técnica da facoemulsifcação utiliza a energia de ultra-som para dissolver e aspirar o antigo e velho cristalino, por meio de uma incisão que varia de 1,2 a 2,5 mm (milímetros). De acordo com o medico, a cirurgia é feita em regime ambulatorial e a anestesia é tópica, isto é, utiliza-se colírio anestésico. “O paciente recebe alta logo após a cirurgia, que dura no máximo 15 minutos”, ressaltou.

Orivaldo Nunes explica que, como a incisão é pequena, não é necessário o uso de pontos, o que evita possíveis inflamações.

Outra vantagem na cirurgia de Catarata é o uso de lentes multifocais que, de acordo com o médico, corrige, ao mesmo tempo, além da catarata, as deficiências que impedem o paciente de enxergar em longa e pequena distância. “O uso desse tipo de lentes traz um ganho extra para o paciente. Ele sai do centro cirúrgico sem nenhum problema de visão”, acrescentou.

A cirurgia de Catarata é realizada, também, através do Sistema Único de Saúde. O especialista reforçou a importância de pessoas, principalmente, com mais de 50 anos procurarem um médico oftalmologista assim que sentirem qualquer dificuldade para enxergar. “Apesar de ser uma doença reversível, quanto mais rápido o paciente fizer a cirurgia, maiores serão as chances de recuperar cem por cento da visão”, finalizou.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/242253/visualizar/