Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Terça - 13 de Fevereiro de 2007 às 12:47

    Imprimir


Além da Área de Proteção e Vigilância Especial, que envolve os municípios de Eldorado, Mundo Novo e Japorã, outra Área de Vigilância Especial será criada nos 14 municípios de Mato Grosso do Sul que fazem fronteira com o Paraguai, dentro das ações para eliminação do vírus da febre aftosa. A informação é do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento). Nessas regiões, a vigilância será reforçada com o rastreamento dos animais. Todo o rebanho será cadastrado na Base Eletrônica de Dados do Mapa.

O Mapa publicará uma instrução normativa definindo as ações sanitárias que serão adotadas em Mato Grosso do Sul diante de resultado reagente em algumas amostras de sorologia para febre aftosa. Além disso, medida do governo do Estado deve ser publicada, isentando de ICMS bovinos reagentes que forem abatidos em Eldorado, Mundo Novo e Japorã. Os focos da doença ocorreram nestes municípios em outubro de 2005.

No sábado houve reunião entre autoridades do Estado e do Mapa para discutir as ações que devem ser implementadas na região, onde foi definida a criação de uma Área de Proteção e Vigilância Especial para os três municípios. O secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, Gabriel Alves Maciel, disse que haverá controle rigoroso do trânsito de animais e carnes no local. Os abates de animais reagentes serão abatidos em três frigoríficos, localizados nos municípios de Eldorado e Iguatemi, ao sul do Estado.





Fonte: Clube do Fazendeiro

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/242304/visualizar/