Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 12 de Fevereiro de 2007 às 16:10

    Imprimir


A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Sorriso, em parceria com a Associação do Desenvolvimento Regional para a Conclusão BR 163 e o Ministério da Agricultura, realiza amanhã, a partir das 14 horas, um encontro sobre a “cultura e o processamento do caju”. O evento acontecerá na câmara municipal.

De acordo com o secretário Fabiano Alves Marson, foram convidados secretários de agricultura e representantes de associações de classe ligadas á agricultura familiar, líderes de assentamentos e demais entidades como Indea e Empaer, entre outras, de Sorriso e região. “Estamos todos em busca de alternativas para que haja uma diversificação de culturas, o que representará novas oportunidades de geração de emprego e de renda, e fortalecerá o processo de desenvolvimento do município e da região”, explica Marson.

O evento terá como palestrantes o der. Marcelino e o dr. Renes, representantes da Embrapa Agroindustrial de Fortaleza – CE. De acordo com dados da Embrapa, a cadeia produtiva de caju do Nordeste brasileiro tem relevante importância socioeconômica para o país, em função da grande área explorada de cajueiros, que mobiliza, no campo, cerca de 280 mil pessoas e proporciona uma produção de 217.062 toneladas de castanha e 2 milhões de toneladas de pedúnculo por ano.

As unidades de processamento do pedúnculo ou da castanha asseguram a geração de mais de 15 mil empregos diretos na indústria. "Se investido em Mato Grosso, a cajucultura certamente poderá ter o mesmo sucesso que os obtidos no Nordeste. Então, porque não investir nessa nova cultura e acrescentar mais uma opção econômica ao município? Esta poderá ser uma nova fonte de renda para o norte matogrossense”, afirma o secretário.





Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/242460/visualizar/