Identificado gene que aumenta risco de diabetes
As cinco variantes juntas contribuem aproximadamente com 70% do risco genético do diabetes do tipo 2 nos adultos. Esta descoberta é importante porque pode facilitar o desenvolvimento de um teste clínico destinado a identificar as pessoas com predisposição a desenvolver a doença, segundo cientistas.
Estas pessoas poderiam modificar seu estilo de vida, praticando mais exercícios físicos e alterando a dieta. "As duas causas fundamentais do diabetes do tipo 2 são a obesidade e a herança familiar", afirmou Philippe Froguel, do Imperial College de Londres, um dos cientistas responsáveis pelo estudo.
O relatório publicado na Nature indica pelo menos uma causa potencial da doença: um dos cinco genes é encarregado de transportar o zinco no corpo humano, mas também participa da secreção da insulina, hormônio que desempenha um papel importante no metabolismo do açúcar.
Os cientistas acham que o fato de saber que a mutação genética ocorre exatamente nesse mecanismo transportador de zinco e regulador da secreção da insulina pode ajudar a desenvolver tratamentos mais eficazes contra este tipo de diabetes. O diabetes do tipo 2 está muito mais estendida que a do tipo 1, que costuma afetar o indivíduo na infância e representa apenas entre 5% e 15% dos casos.
O diabetes do tipo 2, desencadeada por uma insuficiência da produção de insulina, começa geralmente após os 40 anos e representa entre 85% e 95% dos casos.
Comentários