BB lança 1º edital para vagas em Mato Grosso até junho
Agências de boa parte do país serão contempladas nessa nova leva de contratações. Só ficarão de fora as de Brasília, Mato Grosso do Sul e as instaladas na capital paulista. Isso porque, no ano passado, foi feita uma seleção para esse grupo. Como o Banco do Brasil costuma prorrogar a validade dos concursos que faz, o anúncio de abertura de novas vagas para esses locais só deverá acontecer daqui a pelo menos dois anos.
O tempo de espera será menor para os concurseiros interessados em trabalhar em Tocantins ou Mato Grosso. Também em 2006, o Banco do Brasil fez um concurso para os dois estados. Como o número de aprovados ficou bem abaixo das expectativas, um novo edital será divulgado neste ano. Ele, inclusive, abrirá o bloco das contratações de 2007. A expectativa do setor de recursos humanos do banco é de que esse primeiro concurso seja publicado nas páginas do Diário Oficial ainda neste semestre.
Logo depois, virá uma seleção para reforçar os quadros do Acre, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima e Sergipe. O último concurso para esses estados perderá a validade em 25 de setembro. Para fechar o ano, o Banco do Brasil divulgará as regras de contratação de escriturários no Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e interior de São Paulo. O banco tem até 12 de dezembro para contratar nesses estados os aprovados na seleção de 2003.
No momento, o setor de recursos humanos trabalha na escolha da instituição que será responsável pelos três concursos. As mais cotadas são o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe) e a Fundação Carlos Chagas (FCC). O Cespe foi o responsável pelo último grande concurso, em 2003. A FCC fez as seleções do ano passado.
Para quem quiser começar a investir na preparação, a dica é tomar como base os editais de 2006. Os inscritos, que chegaram à casa dos 250 mil, foram submetidos a duas provas objetivas, uma de conhecimentos gerais e a outra de conhecimentos específicos. Na primeira, caíram questões sobre português, matemática, informática e atualidades. Na segunda, só conhecimentos bancários. Hoje, o salário inicial de um escriturário, cargo que exige conclusão do ensino médio, é de R$ 1.072, somada uma gratificação. O banco também oferece auxílio-alimentação de R$ 530.
Comentários