Secretaria de Saúde alerta sobre uso de drogas durante o Carnaval
De acordo com a equipe técnica do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD), o socorro à vítima por utilização de doses elevadas de droga (overdose) precisa ser imediato, devendo a mesma ser conduzida para a unidade de emergência mais próxima.
Os profissionais explicam que determinados tipos de droga têm a capacidade de provocar um estado de euforia e “bem estar”, além de aumentar a disposição, vigor e resistência física nos “embalos”, daí o consumo durante festas. E acrescenta: “A associação dessas substâncias com bebidas alcoólicas causa reações adversas, com quadros graves e maior risco de morte”.
Ainda de acordo com especialistas do Caps AD, as vias de consumo destas drogas variam, podendo ser fumadas, injetadas, inaladas ou tomadas por via oral. Em doses elevadas ou repetidas, as drogas provocam tremores, delírio, pânico, alucinações visuais e auditivas, paranóia, irritabilidade excessiva e agressividade.
Hoje (12) as abordagens da campanha Carnaval 2007 estão sendo feitas no Parque Mãe Bonifácia e no Shopping Três Américas onde os foliões poderão receber, gratuitamente, um kit contendo camisinhas e material educativo sobre álcool, drogas e DST/Aids.
Comentários