Ibope: 83% dos internautas se declaram heterossexuais
De acordo com a pesquisa sobre sexualidade realizada este mês pelo CONECTA, unidade de soluções online do IBOPE Inteligência, 83% dos internautas brasileiros se declararam heterossexuais quando questionados sobre sua orientação sexual.
O percentual dos que se dizem homossexuais é de 7% e bissexuais, 5%. Na mesma pesquisa, 4% preferiram não responder à questão e 1% afirmam ter outro tipo de orientação.
Entre as pessoas que se declararam gays, 31% disseram que não se assumem perante a família, 33% afirmam omitir a opção sexual no trabalho e 12% não a revelam nem para os amigos.
Os principais motivos para esconder a orientação sexual da própria família são o medo de rejeição (57%), medo de ser expulso de casa (14%) e vergonha (12%). Há também 9% que dizem não aceitarem a si mesmos e 5% que afirmam se esconder por motivos religiosos.
Quando a omissão da sexualidade acontece perante os colegas de trabalho, os motivos também envolvem medo de rejeição (32%), o medo de que o fato interfira na carreira profissional (24%), vergonha (20%) e medo de ser demitido (8%).
A rejeição também é um motivo alegado por 35% das pessoas que escondem a orientação sexual dos amigos. Nesse grupo de pessoas, 15% alegam que não aceitam a si mesmos, 29% preferiram não responder por que se escondem e 23% dizem ter vergonha.
Para Laure Castelnau, diretora executiva de marketing e desenvolvimento de negócios do IBOPE Inteligência, a interpretação detalhada de todos os dados do levantamento indica que um percentual significativo dos entrevistados não se assumiram gays também à própria pesquisa.
"Embora apenas 12% se declarem homossexuais e/ou bissexuais, 36% dos entrevistados afirmam ter no mínimo uma pessoa gay na família, mostrando, portanto, que a proporção de homossexuais não assumidos é de fato significativa e que muitas famílias não sabem que há um homossexual entre seus próprios familiares", observa Laure.
Sobre a pesquisa
O painel online CONECTAí ouviu 2.363 de internautas em todo o País, entre 11 e 19 de março. A pesquisa representa o universo de internautas de todo o Brasil e seus dados foram ponderados por: região, sexo, idade, instrução do chefe da família e classe econômica de acordo com o perfil de internautas brasileiro.
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