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Quinta - 28 de Março de 2013 às 14:12
Por: Laura Petraglia

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Fiscais da Superintendência de Defesa do Consumidor (Procon) autuaram o fornecedor Subway por utilizar de publicidade enganosa, veiculada à nível nacional sobre a promoção Baratíssimo de Churrasco, que induz o consumidor a erro sobre o preço do produto ofertado, uma vez que destaca a informação do valor promocional de R$ 5,95, mas não informa de maneira clara e ostensiva a exceção quanto aos estados do Acre, Amapá, Mato Grosso, Rondonônia e Roraima.

Segundo informações do Procon, a autuação se deu depois de denúncias de clientes que foram consumir os produtos em Cuiabá e Várzea Grande, notaram que o valor não era o mesmo anunciado na propaganda e denunciaram ao órgão pelo telefone 151.

“Assim, o consumidor ao chegar ao estabelecimento para adquirir o sanduíche é surpreendido com o preço no valor de R$ 6,95. O consumidor que se sentir lesado poderá de acordo com o Código de Defesa do Consumidor exigir, a sua escolha, a regra do artigo 35, qual seja, exigir o cumprimento forçado da obrigação que corresponde a pagar o preço anunciado ou exigir o reembolso do valor cobrado indevidamente, para tanto, necessário exigir e guardar o cupom fiscal que comprova o valor pago pelo produto”, explica a superintendente do PROCON Estadual, Gisela Simona Viana de Souza.

Em documento enviado ao PROCON o fornecedor alega que o valor praticado no Estado de Mato Grosso se deve aos custos de logística e distribuição que não permite a comercialização pelo preço anunciado nacionalmente.

Gisela alerta que "a oferta anunciada deve ser cumprida e não sendo cumprida constitui infração sujeita a aplicação de multa ao fornecedor, além do seu dever de restituir toda e qualquer quantia cobrada indevidamente", explica.

"Ademais, sabendo a lei vigente no País é dever das lojas de franquia exigirem que a veiculação de preço nas campanhas de marketing nacional seja com o preço que efetivamente será praticado por todos, devendo as exceções serem claras, precisas e ostensivas, fato que não se demonstra no caso da Subway, induzindo o consumidor a comparecer no seu estabelecimento e chegando lá deparar com preço diferente do anunciado", complementa Gisela.

Maiores informações podem ser obtidas junto ao Procon Estadual que atende ao público das 13h às 19h, de segunda a sexta-feira, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA) nº 917, no bairro Araés. O órgão também tem um posto de atendimento no Ganha Tempo, localizado na Praça Ipiranga, Centro. Os telefones para esclarecimentos de dúvidas são 151 e (65) 3613 8509. 






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