Inadimplência no comércio é de 52,7%
O presidente da entidade, José Alberto Aguiar, comentou que o aumento da inadimplência “de certa forma é normal por causa do incremento no consumo no mês de dezembro”.
Sobre o número de exclusões, que tiveram queda de 31,61%, José Alberto disse que é também um fato normal nessa época, já que por causa das compras de Natal, o consumidor está endividado, reduzindo assim o número de clientes procurando tirar seu nome do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito).
Para a gerente de uma loja da rede Ponto Certo, Sandra Damasceno, apesar dos números mostrarem uma realidade, para a loja, a inadimplência começou a reduzir, pelo menos essa foi a realidade do mês de janeiro.
“O cliente está procurando muito a loja para quitar dívidas agora em janeiro”, disse Sandra.
Benedito Alves, gerente de uma das lojas América Jeans, na loja a inadimplência também está reduzindo desde que a loja optou por crediário próprio.
Ele acredita que isso ocorre porque o cliente pega confiança e também acaba pagando porque tem uma série de benefícios que a loja permite, como a carência de cinco dias após a data de vencimento.
Dono de uma maganize na rua 13 de Junho, o empresário Luiz Assad Haddad acredita que a inadimplência na loja está diminuindo um pouco porque os clientes estão optando mais por comprar com cartão de crédito e débito.
“Os consumidores estão percebendo os benefícios de comprar com cartões, que oferecem mais segurança. Isso contribui para a redução na inadimplência para o comércio”, analisou Haddad.(Colaborou Marcondes Maciel)
Comentários