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Inadimplência é de 52,7% no comércio de Cuiabá
O mês de janeiro foi fulminante para as lojas que venderam a prazo no último final de ano. Levantamento da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL) mostra que durante esse mês o número de inclusões de clientes ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) – principal indicador do nível de inadimplência no comércio – registrou uma expansão de 32,14% em relação ao mês anterior. Paradoxalmente, nas vendas com cheque – que também são consideradas “a prazo” - o número de inclusões caiu em 7,65%. No total, o índice de inclusões ao SPC chegou a 52,7%, e acordo com estatísticas da CDL.
O presidente da entidade, José Alberto Aguiar, comentou que o aumento da inadimplência “de certa forma é normal por causa do incremento no consumo no mês de dezembro”.
Sobre o número de exclusões, que tiveram queda de 31,61%, José Alberto disse que é também um fato normal nessa época, já que por causa das compras de Natal, o consumidor está endividado, reduzindo assim o número de clientes procurando tirar seu nome do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito).
Para a gerente de uma loja da rede Ponto Certo, Sandra Damasceno, apesar dos números mostrarem uma realidade, para a loja, a inadimplência começou a reduzir, pelo menos essa foi a realidade do mês de janeiro.
“O cliente está procurando muito a loja para quitar dívidas agora em janeiro”, disse Sandra.
Benedito Alves, gerente de uma das lojas América Jeans, na loja a inadimplência também está reduzindo desde que a loja optou por crediário próprio.
Ele acredita que isso ocorre porque o cliente pega confiança e também acaba pagando porque tem uma série de benefícios que a loja permite, como a carência de cinco dias após a data de vencimento.
Dono de uma maganize na rua 13 de Junho, o empresário Luiz Assad Haddad acredita que a inadimplência na loja está diminuindo um pouco porque os clientes estão optando mais por comprar com cartão de crédito e débito.
“Os consumidores estão percebendo os benefícios de comprar com cartões, que oferecem mais segurança. Isso contribui para a redução na inadimplência para o comércio”, analisou Haddad.(Colaborou Marcondes Maciel)
O presidente da entidade, José Alberto Aguiar, comentou que o aumento da inadimplência “de certa forma é normal por causa do incremento no consumo no mês de dezembro”.
Sobre o número de exclusões, que tiveram queda de 31,61%, José Alberto disse que é também um fato normal nessa época, já que por causa das compras de Natal, o consumidor está endividado, reduzindo assim o número de clientes procurando tirar seu nome do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito).
Para a gerente de uma loja da rede Ponto Certo, Sandra Damasceno, apesar dos números mostrarem uma realidade, para a loja, a inadimplência começou a reduzir, pelo menos essa foi a realidade do mês de janeiro.
“O cliente está procurando muito a loja para quitar dívidas agora em janeiro”, disse Sandra.
Benedito Alves, gerente de uma das lojas América Jeans, na loja a inadimplência também está reduzindo desde que a loja optou por crediário próprio.
Ele acredita que isso ocorre porque o cliente pega confiança e também acaba pagando porque tem uma série de benefícios que a loja permite, como a carência de cinco dias após a data de vencimento.
Dono de uma maganize na rua 13 de Junho, o empresário Luiz Assad Haddad acredita que a inadimplência na loja está diminuindo um pouco porque os clientes estão optando mais por comprar com cartão de crédito e débito.
“Os consumidores estão percebendo os benefícios de comprar com cartões, que oferecem mais segurança. Isso contribui para a redução na inadimplência para o comércio”, analisou Haddad.(Colaborou Marcondes Maciel)
Fonte:
Diário de Cuiabá
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/242884/visualizar/
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