Peru e Venezuela restabelecem relações diplomáticas
Mais tarde, o presidente peruano, Alan García, confirmou a troca de embaixadores com a Venezuela. Os dois países não haviam rompido relações oficialmente, mas ambas as chancelarias admitiam que os laços não estavam num nível normal. O distanciamento ocorreu no início de 2006, quando o Peru se encontrava em meio a eleições presidenciais. O impasse foi originado quando o então candidato e atual presidente do Peru, Alan García, trocou insultos com o chefe de estado venezuelano, Hugo Chávez.
O presidente venezuelano criticava García quase que diariamente e o classificou como candidato da direita, enquanto apoiava abertamente o rival nas eleições Ollanta Humala. Alejandro Toledo, o então presidente do Peru, decidiu retirar seu embaixador em Caracas, afirmando que Chávez estava interferindo na política interna do país. O governo venezuelano respondeu retirando seu representante diplomático em Lima.
Embora durante meses os dois países se mantiveram distante com a vitória de García, e a Venezuela afirmava que as relações estavam "na geladeira", o peruano e Chávez se reaproximaram em novembro passado, durante a II Cúpula Sul-Americana de Nações. No encontro, os dois se abraçaram e se elogiaram mutuamente.
Comentários