Nascar se prepara para fazer valer seu ano da virada
Será chave o ano de 2007 para a categoria Nascar, que vem de um ano negativo, no qual os índices de audiência televisiva baixaram, o que levou muita gente a questionar se ainda havia futuro para essa competição.
O presidente da Nascar, Brian France, é otimista.
"Temos uma posição consolidada. Continuamos sendo o segundo esporte mais popular na televisão. A venda de ingressos está boa para o ano todo. Estou seguro de que 2007, com tudo o que estamos preparando, será uma temporada muito emocionante.
A temporada da Nascar tem início neste final de semana com uma competição de exibição no Autódromo Internacional de Daytona que permitirá às equipes preparar seus carros para primeira prova do ano, as 500 Milhas de Daytona, que acontece no dia 18 de fevereiro.
Estréia
A Toyota disputa neste ano sua primeira temporada na Nascar e seus carros serão pilotados por sete pilotos diferentes, incluindo Michael Waltrip, que já venceu a prova de Daytona por duas vezes, e Dale Jarrett, campeão da Nascar em 1999.
A entrada de uma escuderia estrangeira em uma categoria considerada um símbolo do automobilismo dos Estados Unidos não agradou a muitos torcedores, mas Jarrett acredita que pensar desta forma é um erro.
"Sou tão norte-americano como qualquer um, pago meus impostos como todos os outros e adoro meu país. A Toyota faz parte da economia dos Estados Unidos. Vão fazer um investimento pesado no esporte e em sua promoção e isso beneficiará a todos", disse Jarrett.
A presença de Montoya é um atrativo extra. O colombiano, que vem da Fórmula 1 e foi campeão da categoria Cart, tem um estilo arrojado e não está acostumado à categoria "stock car", na qual veículos de linha adaptados correm em circuitos ovais. Imagina-se que será necessário um período de adaptação que não será fácil, mas há muita gente que acredita em que ele conseguirá pelo menos uma vitória neste ano.
No entanto, Montoya quer ir com calma na categoria. "Haverá um período de aprendizado. Não tenho de tentar ser perfeito logo no início", disse o colombiano. "Mas chego com o objetivo de ganhar corridas."
Mas uma das grandes incógnitas é se o chamado "Carro do Amanhã" trará impacto positivo. Se trata de um veículo futurístico desenhado pela Nascar que será incorporado pela categoria de forma gradual durante 16 corridas, a começar pela prova de Bristol, em março.
Com esse veículo a categoria espera melhorar o rendimento, reduzir os custos e aumentar a segurança.
Há quem acredite que a equipe que mais bem se adaptar a ele conquistará o título deste ano, já que será utilizado em cinco das dez provas que formam a parte decisiva da temporada, conhecida como "The Chase".
Comentários